Investigação revela Importância do Perfil Docente na Promoção da Cultura e Identidade Surdas
Uma recente investigação conduzida por Inês Laia, no âmbito do Mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa da Escola Superior do Politécnico de Coimbra, lançou luz sobre o papel crucial dos docentes na promoção da Cultura e Identidade Surdas no contexto educacional. Sob a orientação do Professor Amílcar Morais, a pesquisa abordou a relevância de um perfil docente bem definido para atender às necessidades específicas dos alunos Surdos.
O estudo, desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I e II, teve como objetivo principal identificar medidas e estratégias que possam auxiliar os docentes de Língua Gestual Portuguesa (LGP) a desempenharem um papel eficaz no ensino da cultura e identidade surdas.
Um dos principais pontos de destaque do relatório final foi a constatação da importância dos docentes de LGP como influenciadores fundamentais na formação cultural e identitária dos alunos surdos. A pesquisa revelou que para garantir uma fluência adequada na língua e um conhecimento sólido da Cultura Surda, é essencial que os professores sejam uma forte influência e atuem como modelos e líderes a seguir.
A investigação também permitiu uma compreensão mais profunda da Cultura e Identidade Surdas, destacando-as como elementos essenciais ao longo da vida dos indivíduos surdos, desde o nascimento até à sua morte. O estudo enfatizou a necessidade de contextualizar a Cultura e Identidade Surdas para responder à questão central: “Qual deve ser o perfil do docente de LGP no ensino da Cultura e Identidade Surdas?”.
A análise dos dados recolhidos, incluindo respostas de questionários, levou à conclusão de que tanto os docentes Surdos de LGP quanto os docentes ouvintes desta língua desempenham papéis distintos no processo de ensino-aprendizagem. Sugere-se que os docentes Surdos sejam estrategicamente colocados nos primeiros anos da infância e escolaridade, bem como no ensino secundário, enquanto os docentes ouvintes poderiam assumir posições nos anos intermédios. Essa abordagem visa aproveitar ao máximo o potencial de cada perfil docente, enriquecendo assim a experiência cultural e identitária da Comunidade Surda.
A pesquisa de Inês Laia oferece uma contribuição significativa para a compreensão e aprimoramento do ensino da Língua Gestual Portuguesa, destacando a importância de um perfil docente adequado na promoção da cultura e identidade surdas nas escolas.
O estudo “O Perfil do Docente de Língua Gestual Portuguesa no Ensino da cultura e Identidade Surdas” foi apresentado em provas públicas para conclusão do mestrado em Ensino de Língua Gestual Portuguesa, no dia 3 de maio, perante o júri presidido por Isabel Correia, coordenadora do Mestrado e constituído ainda pela arguente Joana Sousa e pelo orientador da investigação, Amílcar Morais. A defesa foi interpretada em Língua Gestual Portuguesa por Luísa Gonçalves e Pedro Oliveira.