Projetos em torno dos ODS envolvem ESEC e Universidade de Mälardalen

No âmbito do intercâmbio entre a Escola Superior de Educação de Coimbra e a Universidade e Mälardalen, na Suécia, decorreu, durante esta semana, uma interação à distância, sob o tema “ODS e o envolvimento das empresas nos desafios em torno dos Objetivos”.

Durante 5 dias, sete alunos da ESEC estiveram envolvidos, dos quais cinco do Mestrado em Marketing e Comunicação, um de Comunicação Organizacional e outro de Comunicação Organizacional Pós-Laboral. Os estudantes formaram equipas com os colegas suecos e desenvolveram dois projetos. O primeiro projeto focou os Objetivos 5 e 10 do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que pretendem alcançar a igualdade de género e empoderar todas as mulheres e raparigas, além de reduzir as desigualdades no interior dos países e entre países. O segundo projeto centrou-se nos objetivos 14 e 16, que procuram conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável, e promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas a todos os níveis.

Ambos os projetos destacaram como as organizações podem contribuir para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), nas suas esferas de ação do consumidor, da marca e da sociedade.

Este intercâmbio permitiu às equipas adquirirem competências de trabalho em equipa em ambiente digital e com diferentes nacionalidades, contribuindo, desta forma, para aumentar o conhecimento sobre estas temáticas e os seus impactos em contexto organizacional.

O intercâmbio entre as duas Instituições de Ensino Superior teve início com o projeto Euroweek, que o Instituto Politécnico de Coimbra integra e no qual a Escola Superior de Educação de Coimbra tem participado regularmente.

A docente Alexandra Leandro foi a responsável pelo projeto, em representação pela ESEC, enquanto na Universidade de Mälardalen foi o docente Toon Larsson. Participaram ainda nas sessões as docentes Joana Fernandes da ESEC e Angelina Sundstrom da Universidade de Mälardalen.