Inclusão de crianças migrantes e refugiadas no centro do Intensive Study Programme do Projeto BE IN
Encontra-se a decorrer entre os dias 22 e 26 de novembro um Intensive Study Programme (ISP), desenvolvido no âmbito BE IN PROJECT: Teachers Competencies for Social Inclusion of Migrants and Refugees in Early Childhood Education. O ISP será desenvolvido em modalidade virtual, substituindo parcialmente um ISP que estava previsto ter lugar em novembro 2020, na Universidade de Gronningen (cancelado em virtude da pandemia). Participam 7 estudantes de cada uma das 7 Instituições de Ensino Superior parceiras, bem como docentes dessas IES. Na Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra decorreram algumas atividades presenciais, com os 7 estudantes envolvidos, bem como atividades online em conjunto com os restantes parceiros.
Este Intensive Study Programme visa o envolvimento dos estudantes na construção e desenvolvimento dos materiais e atividades que estão a ser construídos no contexto de um curso em blended learning acerca da inclusão de crianças migrantes e refugiadas, que constitui o output final do projeto.
O objetivo do projeto BE IN é criar uma educação-formação dirigida professores e estudantes do pré-escolar e 1º ciclo, a fim de melhorar as suas competências para a promoção de uma melhor inclusão de crianças migrantes e refugiadas (3 a 8 anos) em contextos de educação de infância e para lidar com o risco de exclusão social que essas crianças enfrentam.