Exposição de trabalhos de Arte e Design – “Sexismo – Repare nele, Fale dele, Acabe com ele”-

Em 2019, o Conselho da Europa emitiu uma Recomendação sobre Prevenção e Combate ao Sexismo onde consta a primeira definição jurídica internacional de sexismo “qualquer gesto, representação (…), prática ou comportamento baseado no pressuposto de que uma pessoa ou grupo de pessoas é inferior em razão do seu sexo”. A referida recomendação considera que o “sexismo do quotidiano” (muito presente na linguagem) e a violência contra as mulheres, constituem um continuum, pelo que estabelece um conjunto de medidas, nomeadamente ao nível da educação, que se espera venham a ser adotadas pelos governos e, outras instâncias, empenhados/as em agir em prole da igualdade de género.

Na sequência da Recomendação do Conselho da Europa, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PPDM), a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), em parceria com instituições da área do Desporto e do Ensino Superior, lançaram a campanha “Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele!”, no Dia Internacional da Rapariga – 11 de outubro de 2020, que teve continuidade ao longo do ano letivo 2020-2021.

A Escola Superior de Educação de Coimbra deu corpo à Campanha através do envolvimento das docentes Filomena Teixeira, Sílvia Espada e Margarida Torres com estudantes do 1.º e do 2.º ciclos, nomeadamente, dos cursos de Arte e Design, Educação Básica e Mestrado em Educação para a Saúde.

A Exposição “Sexismo – Repare nele, Fale dele, Acabe com ele.” contempla projetos concebidos por alunos do 3º ano do curso de Arte e Design sob orientação da docente Sílvia Espada. Através do design gráfico e da ilustração os alunos desenvolveram uma campanha com o contributo para a erradicação do sexismo. O resultado projetual consistiu em conjuntos de 3 postais e packaging ilustrativos da temática.