Estudantes e Professores de Educação Física e Desporto em Mobilidade para Investigação

A Comissão Europeia financiou, no montante global de 58 260,00 euros o Projeto 2020-1-PT01-KA107-077951 International Credit Mobility (ICM), para a mobilidade, estágio/treinamento, de 4 estudantes da Licenciatura em Educação Física e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), bem como a mobilidade de professores e staff das instituições.

Este projeto resultou de uma candidatura conjunta do Instituto Politécnico de Coimbra – Escola Superior de Educação (IPC-ESE) e da Uni-CV – Faculdade de Educação e Desporto (Uni-CV-FaED).

O objetivo é realizar uma investigação transcultural de análise dos níveis de Atividade Física e comportamento sedentário das populações, transtornos e atrasos do desenvolvimento psicomotor, bem como da performance e coordenação motora ao longo da vida (crianças, jovens, adultos e idosos). Recorrer-se-á à acelerometria e à avaliação da competência e coordenação motoras (Motor Competence Assessement, MABC 2, KTK e TGMD-3) e tarefa de levantar a partir da posição supina (Supine to Stand Task).

Na primeira missão de Portugal a Cabo Verde, de 5 a 12 de outubro de 2021, integraram a equipa do Projeto a Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra, Maria João Cardoso, o docente da ESEC e coordenador científico do Projeto, Rui Mendes, a Coordenadora do Gabinete de Apoio à Investigação, Ensino e Internacionalização da ESEC, Estela Silva e a Técnica Superior de Relações Internacionais do IPC, Catarina Marques.

A mobilidade para investigação terá a coordenação dos Professores Rui Mendes (IPC-ESSE) e Filomeno Tavares (Uni-CV-FaED, Santiago). Envolverá a mobilidade de dezembro de 2021 a maio de 2022, das Professoras Ana Rodriguez (Uni-CV-FaED, São Vicente) e Cristina Leandro (IPC- ESEC) e dos Professores do António Damásio (IPC- ESEC), Ricardo Gomes (IPC- ESEC), Francisco Campos (IPC- ESEC), bem como Albertina Mota e Edmirson Fortes da Uni-CV-FaED.

A missão envolveu, encontros institucionais entre os responsáveis e os gabinetes de relações internacionais e com a equipa reitoral da Uni-CV e de apresentação do projeto de investigação. Foram realizadas 3 reuniões presenciais de coordenação científica e técnica e uma reunião presencial com os estudantes.

No quadro da sua presença na cidade da Praia, o docente da ESEC Rui Mendes, proferiu uma conferência intitulada “Desenvolvimento motor ao longo da vida” e realizou dois workshops: “Avaliação da competência e coordenação motora”  e “Atividade física: avaliação de níveis de atividade e comportamento motor”.

Foram também realizadas pela equipa de Portugal reuniões com o Comité Olímpico Cabo-verdiano e com Cooperação Portuguesa na Embaixada de Portugal na Cidade da Praia – Cabo Verde.

No âmbito do Projeto a Escola Superior de Educação de Coimbra irá receber quatro estudantes de Cabo Verde, Elton Spencer, Kiara Tavares, Ângelo Correio e Valissa Oliveira da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que farão um período de 4 meses de mobilidade em Coimbra.