ESEC recebe docentes e staff de Universidade de Cabo Verde em mobilidade para Investigação

No âmbito do projeto na área do Desporto, Motor Competence Assessement financiado pelo programa Erasmus+, através do subprograma International Credit Mobility (ICM), encontra-se a decorrer na ESEC de 12 a 17 de dezembro uma mobilidade de docentes e staff da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV-FaED).

 

A equipa constituída por Ana Rodriguez, Albertina Mota e Edmirson Fortes da Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV-FaED foi recebida na ESEC pela Pró-Presidente do Politécnico de Coimbra, Maria João Cardoso, pelo Presidente da ESEC, Rui Antunes e pelo coordenador científico do Projeto, Rui Mendes.

 

O objetivo do projeto é realizar uma investigação transcultural de análise dos níveis de atividade física e comportamento sedentário das populações, transtornos e atrasos do desenvolvimento psicomotor, bem como da performance e coordenação motora ao longo da vida (crianças, jovens, adultos e idosos). No âmbito do Projeto, a ESEC recebeu quatro estudantes da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) em outubro de 2021. Elton Spencer, Kiara Tavares, Ângelo Correia e Valissa Oliveira terminam o seu período de mobilidade em fevereiro de 2022.

 

Até ao momento, os dados reunidos pelos estudantes no âmbito do projeto, foram todos recolhidos na zona de Lisboa, em 2 instituições, que funcionam fundamentalmente com atividades no ensino pré-escolar, com crianças em regime de ar livre e num Jardim de Infância na zona de Cascais. Para Rui Mendes, os estudantes de Cabo-Verde que se encontram em mobilidade, “antes de irem fazer a recolha, testam entre eles, testam com estudantes portugueses, testam com as nossas crianças que têm aulas todas as semanas connosco e só depois é que vão para o terreno”. Em relação à formação dos estudantes na ESEC refere que “a nossa perspetiva é que quando voltarem para Cabo Verde consigam, com os professores de lá e com a nossa ajuda, terem autonomia para formarem outros e fazerem um grupo maior que tenha no fundo, capacidade de recolha nas duas ilhas principais de Cabo Verde, Santiago e São Vicente”.