ESEC participa na Semana da Empatia dinamizada pelos Serviços de Ação Social do IPC
Os Serviços de Acção Social do Politécnico de Coimbra (SASIPC) encontram-se a dinamizar, até 25 de fevereiro, um conjunto de actividades para promover a vivência consciente da empatia junto de toda a comunidade escolar.
A instituição associa-se, assim, ao movimento Semana Ubuntu da Empatia que tem como objectivo desenvolver a competência fundamental da empatia.
Na Escola Superior de Educação de Coimbra, estudantes, docentes e trabalhadores não docentes, são convidados a participar em atividades que estimulam a empatia. No Check Point da Empatia, na cafetaria da Escola, podem deixar a sua mensagem sobre a temática, promovendo momentos e motivos de reflexão sobre a empatia. A comunidade é ainda convidada a aceder ao link https://www.menti.com/hiv8iudwke e contribuir com duas ou três palavras representativas do que significa para cada um deles a Empatia para colaborar na construção da “Nuvem Mais Empática do IPC”, uma nuvem de palavras que vai sendo construída ao longo da semana com o contributo de toda a comunidade.
Em Portugal, a Semana é dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira, através do seu projeto da Academia de Líderes Ubuntu, em parceria com a revista Forum Estudante. A iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week”. Durante cinco dias, a comunidade Ubuntu vai realizar actividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira “revolução de empatia”. O objectivo central destas actividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia e que se realizam em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro. Serão os parceiros das Academia de Líderes Ubuntu a dar forma a esta iniciativa, dinamizando uma ou mais actividades, no seu contexto de intervenção, a partir da inspiração Ubuntu.
Os SASIPC, enquanto parceiro da Academia de Líderes Ubuntu, realizar várias actividades nas cantinas e cafetarias, residências e nas suas redes sociais, dirigidas a estudantes, docentes e trabalhadores não docentes, que pretendem estimular a ligação empática dentro desta comunidade.