Projeto “Bola Mágica” – ESEC assina Protocolo de cooperação com a Federação Portuguesa de Futebol

 

A ESEC é uma das instituições de ensino superior que colabora com a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) no desenvolvimento do projeto de investigação “Bola Mágica”.

Este projeto-piloto da FPF, inserido no âmbito do plano Futebol 2030, envolve 44 escolas de todo o país, envolvendo cerca de 1600 crianças do 1º ciclo do ensino básico.

O projeto tem a duração de 12 semanas, de 3 de janeiro a 31 de abril de 2023 e irá decorrer no horário das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) e Componente de Apoio à Família (CAF).

No âmbito do protocolo, a ESEC é responsável por realizar testes de competência motora e acompanhamento da investigação, nos concelhos de Tábua e Tondela, em colaboração com as Associações de Futebol de Coimbra e Viseu.

Uma equipa da ESEC, constituída pelos docentes Rui Mendes e Ricardo Gomes e alunos do Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância e licenciatura em Desporto e Lazer, irá avaliar as turmas que vão fazer parte dos grupos, experimental e de controlo, nos agrupamentos escolares selecionados, no início e no final do programa de intervenção.

Rui Mendes, interlocutor da ESEC neste projeto e coordenador científico da UNICID – Unidade de Investigação Aplicada em Ciências do Desporto da ESEC, refere que projeto arrancou na EB 1 de Tábua, Centro Escolar Santa Maria, mas que “este tipo de investigação que estão a realizar já tinha sido aplicada pela Escola no âmbito do projeto Erasmus+ “Motor Competence Assessement”, realizado em parceria com a Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde em que foi avaliada a performance e coordenação motora ao longo da vida”.

 

Mais informações em Bola mágica já rola nas escolas