Equipa de docentes e estudantes da ESEC integra redação do 5º Congresso de Jornalistas

A Escola Superior de Educação de Coimbra esteve representada no 5.º Congresso dos Jornalistas por um grupo de estudantes de Comunicação Social, acompanhados pelas docentes Carla Patrão e Sara Meireles.

Sob o mote “Jornalismo, Sempre”, esta edição do Congresso decorreu no cinema São Jorge, em Lisboa, de 18 a 21 de janeiro 2024. Organizado pela Casa da Imprensa, o Clube de Jornalistas e Sindicato dos Jornalistas, a iniciativa contou com mais de 600 participantes, entre jornalistas, estudantes, docentes e observadores.

Os estudantes de licenciatura e mestrado da ESEC integraram a redação do Congresso, participando, ao longo do ano, em sessões de preparação para a cobertura jornalística do evento. Estas sessões de preparação decorreram no âmbito do projeto REC – Repórteres em Construção em vários instituições do país, incluindo a ESEC.

No segundo dia do congresso foi apresentado o estudo “O impacto da precariedade na qualidade do jornalismo”. Este estudo foi desenvolvido pela Rede Interuniversitária de Estudos sobre Jornalistas, associação informal de investigadores interessados realizar estudos científicos sobre os profissionais do jornalismo, a qual integra na sua equipa a docente da ESEC Sara Meireles e José Luís Garcia, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e também docente do Mestrado em Comunicação Social-Novos Media da ESEC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Carla Patrão, Melissa Dores, Rita Castro, Samuel Rodrigues, Sara Meireles; em baixo Adriana Mendonça; Regina Nunes; Sara Vaz
Imagem: Reinaldo Rodrigues (Fotojornalista )

O congresso permitiu ainda o reencontro entre docentes e ex-alunos da ESEC, como foi o caso de Patrícia Caneira e Abílio Ribeiro, atuais jornalistas de profissão.