Docentes da ESEC distinguidas com “best paper” em Congresso Internacional de Design e Comunicação Digital

Ana Rita Teixeira, Fernanda Antunes, Sílvia Espada e Sónia Brito e Costa, docentes da Escola Superior de Educação de Coimbra, foram distinguidas com o prémio de melhor artigo (best paper) pela apresentação do trabalho intitulado “Brain Computer Interface: Behavioral Differences in the Calmness Level and Reading Time, Considering Screen or Paper, Serif or Sans Serif Typefaces” na Digicom 2023- 7ª Conferência Internacional de Design e Comunicação Digital, que decorreu de 9 a 11 de novembro de 2023, no Teatro Gil Vicente, em Barcelos.

O artigo, apresentado pelas docentes da ESEC na Digicom 2023, foi publicado como capítulo do livro Springer Series in Design and Innovation (SSDI) da Springer, que aborda temas relacionados com a inovação e os mais recentes desenvolvimentos nas áreas de Design de Produto, Design de Interiores e Design de Comunicação.

O principal objetivo do estudo foi compreender a interação cerebral e as diferenças comportamentais associadas ao tempo de leitura e ao nível de calma, tendo em consideração fatores como o meio de leitura (papel ou ecrã), tipos de letra com e sem Serifa e níveis de complexidade do texto (científico ou infantil). Foram conduzidos dois estudos para entender qual o tipo de letra (Serif ou Sans Serif), que apresenta menor tempo de leitura e maiores níveis de calma. A captação do sinal foi realizada com recurso a EEG (eletroencefalograma) para avaliar a atividade cerebral (ativa, neutra e calma). Os resultados obtidos nos dois estudos demonstram que a atividade cerebral dos participantes varia consoante o tipo de letra, destacando que as Sans Serif apresentam tempos de leitura mais curtos e níveis mais elevados de calma do que a fonte Serif, especialmente quando o texto é lido em ecrã.

Na sequência do Best Paper conquistado, as autoras foram convidadas a escrever um capítulo do livro “Perpectives on Design Research V: Practices and theories in Design and Digital Communication” baseado no mesmo tema.

A Digicom foi organizada pela Escola Superior de Design do Politécnico do Cávado e Ave e pelo Instituto de Investigação em Design Media e Cultura (ID+) com a colaboração do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS-UM) e constitui-se como um espaço de reflexão e análise sobre os constantes desafios da comunicação digital para a sociedade, instituições e marcas.