Conferência STEAMing Ahead: promover o interesse pelas STEAM
No âmbito do Projeto STEAMming Ahead: Moving the STEAM Approach forward through teacher-led cooperation, que visa promover o interesse pelas STEAM enquanto abordagem pedagógica, decorreu no passado dia 31 de janeiro, no auditório Domus Aeminium, do Colégio Novo de Coimbra, um evento de promoção deste Projeto Erasmus, do qual o Instituto Politécnico de Coimbra / Escola Superior de Educação é parceiro. O objetivo deste evento multiplicador foi de disseminação dos produtos e experiências gerados ao longo dos últimos dois anos de trabalho de práticas educativas e investigação sobre as STEAM, enquanto metodologia inovadora e integrada de ensino e aprendizagem.
Neste projeto, o Instituto Politécnico de Coimbra, responsável pela assessoria formativa e pedagógica, conta com parceiros de outras instituições de ensino superior, centros científico-pedagógicos e de avaliação de impacto, além de escolas de educação básica de Itália, Turquia e Portugal.
Esta sessão contou com a apresentação do quarto produto do projeto, o livro académico “Steaming Ahead: Fostering critical thinking, problem-solving and creativity”, editado pelo professor José Alberto Lencastre, da Universidade do Minho e Marco Bento, docente convidado da Escola Superior de Educação de Coimbra.
O livro é constituído por dez capítulos, sendo que uma parte das participações é de autores internacionais, salientando-se seis artigos, nos quais são autores os docentes do IPC / ESEC, Marco Bento, José Miguel Sacramento, Fernando Martins em coautoria com alunos estagiários dos mestrados de formação de professores, da própria ESEC.
Nas conferências estiveram presentes Luís Gaspar, Diretor de Serviços de Tecnologia Educativa da DRE da Região Autónoma da Madeira, que abordou a temática do projeto de manuais digitais na RAM. Pedro Coelho da HP Portugal focou-se essencialmente na inteligência artificial como um desafio para a Educação deste século. Paulo Santos, Diretor do Colégio Novo de Coimbra, abordou o projeto educativo da instituição, o Colégio 6.0, que tem nas tecnologias educativas um Buzz pedagógico na sala de aula. A Professora Hilda Pinto, Diretora do Centro de Formação da Associação de Escolas Minerva esteve presente na sessão de abertura do evento, uma vez que este era certificado para professores do concelho de Coimbra. Participaram ainda neste evento os diversos autores do livro que tiveram a oportunidade de apresentar os seus respetivos artigos.
Este evento multiplicador teve a organização e dinamização a cargo dos docentes José Miguel Sacramento, Coordenador da Equipa da ESEC/IPC do Projeto STEAMing Ahead e de Marco Bento, Coordenador Geral do Projeto STEAMing Ahead.
Mais informações sobre o projeto podem ser consultadas em https://steamingahead.eu