Alunos de Animação Socioeducativa (ASE) em formação intensiva no Município de Ansião

São vinte e um alunos das licenciaturas em ASE (diurno e Pós Laboral), da área vocacional de Educação e lazer, orientados e acompanhados pela docente Luísa Almeida, que estarão em formação intensiva em regime residencial durante uma semana, no âmbito das atividades práticas previstas no âmbito da unidade curricular do 2º ano, Organização e Animação de Campos e Colónias de Férias (OACCF).

O grupo de alunos iniciou a formação a 5 de junho e foram recebidos pelo Vice-presidente Dr. Paulo Fernandes que deu as boas vindas a todos em nome do Município.

Esta formação intensiva que até ao ano letivo de 2018-19 foi realizada no Centro de Férias da APPACDM na Tocha, passará a partir deste ano letivo a ser realizada no Município de Ansião, onde conta com um apoio significativo da Câmara Municipal de Ansião, no alojamento na Casa da Amizade, na alimentação, nos transportes e na utilização das infraestruturas desportivas locais entre outros apoios relevantes.

Esta formação intensiva é equivalente a um curso teórico-prático de Animação de Campos e Colónias de Férias e tem como objetivos:

  1. Promover um processo de autoformação de prática intensiva orientada.
  2. Executar um Programa das atividades elaborado em processo de cocriação ao longo do semestre, baseado em metodologias e dinâmicas de campos de férias educativos, promovendo a ligação ao território através da exploração do meio e fazendo a ligação com a comunidade local a partir de diferentes atividades e processos não formais a implementar, onde deverão:
  • Liderança:Coordenar, orientar  e animar numa perspetiva educativa, grupos nos diferentes momentos do dia e animar os participantes durante as sessões de atividades (manhã tarde e serão) e nos tempos mortos,
  • Estratégias de animação socioeducativa: desenvolvimento de aprendizagens através da inovação socioeducativa e do lúdico,
  • Prevenção e Segurança:Vigilância de locais e espaços,
  • Interação com o Território:Exploração do meio e interação com o meio local,
  • Gestão:de equipas e conflitos, de tempo, de meios e recursos,
  • Avaliação: Avaliar o dia nos diferentes momentos previstos, de acordo com os indicadores de avaliação e dinâmicas diferenciadas.
  • Outras competências a desenvolver

O Curso de Licenciatura em Animação Socioeducativa (ASE), da Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) é um curso vocacionado para a formação de profissionais de nível superior no âmbito da educação e intervenção socioeducativa e comunitária, valorizando no âmbito do seu processo pedagógico, sobretudo nos processos de iniciação à prática profissional, a proximidade com as comunidades, com as suas instituições de governança local, as instituições de solidariedade social, e com as associações e coletividades locais.

Neste sentido, os cursos em referência integram várias unidades curriculares assentes em metodologias práticas e experienciais, nas quais os docentes procuram sempre que possível a ligação à realidade, ou seja, às comunidades, às instituições e aos diferentes públicos de intervenção.

O Município de Ansião reúne as melhores condições de logística para que os cursos de licenciaturas em Animação Socioeducativa da ESEC passem a dinamizar no Concelho de Ansião a parte prática de algumas das unidades curriculares.

É com grande satisfação que vemos a unidade curricular de OACCF (Organização e Animação de Campos e Colónias de Férias), ser a primeira a abrir esse caminho que estamos certos será longo e profícuo para o Curso, para a ESEC e para o Município.