Aluna de Arte e Design distinguida com o 2º lugar no Concurso “Master Glass” da Vidrala

Ana Carvalho, aluna do 2º ano da Licenciatura de Arte e Design (AD), da Escola Superior de Educação de Coimbra, foi distinguida com o 2º lugar no Concurso “Vidrala Masterclass Design Contest”, dirigido a estudantes do ensino superior a frequentar cursos em Espanha ou em Portugal.

A garrafa Gotoil foi desenvolvida por Ana Carvalho no âmbito da unidade curricular de Oficina de Design, do 2º ano da licenciatura em Arte e Design, sob a orientação do docente Pedro Bandeira Maia. Além do trabalho premiado, foram submetidos mais 30 trabalhos realizados pelos alunos do 2º ano de AD, apresentando propostas de design para embalagens em vidro com propostas de embalagem sustentável, em harmonia com a natureza.

No âmbito do concurso “Vidrala Master Glass” foi proposto aos alunos a conceção de uma embalagem, cujo principal material fosse o vidro, e que tivesse em conta os aspetos da sustentabilidade, inovação, viabilidade e a funcionalidade. A Gotoil foi pensada como um galheteiro, com capacidade para dois líquidos (azeite e vinagre), em que é possível controlar qual vai ser usado ao tapar os buracos laterais. A garrafa foi inspirada no formato de uma gota de água, tanto por ser um líquido como por ser transparente como o vidro.

Para além da garrafa, o Gotoil possui uma tampa de madeira, pensada para preservar os líquidos, visto que o gargalo aponta para cima, evitando a entrada de pó. Este material escolhido pela sua biodegradabilidade, resistência à humidade, isolamento, durabilidade e aspeto estético.

Em suma, o projeto “Gotoil”, com seu funcionamento baseado na tensão superficial de líquidos, apresenta uma solução inovadora para o armazenamento e dispensação de azeite e vinagre. Esse conceito reflete um olhar atento para o equilíbrio entre design, funcionalidade e sustentabilidade, proporcionando uma experiência exclusiva ao consumidor.

Para Ana Carvalho esta distinção fê-la sentir “feliz por todo o esforço de criar algo inovador ter valido a pena”. Para a concretização desta proposta, a aluna premiada considera que teve que sair da sua zona de conforto, “podendo mostrar ao mundo algo que nunca ninguém viu” e foi essa a sua inspiração. A jovem estudante de 19 anos considera “muito importante a participação de concursos, pois prepara os alunos a pensar e a trabalhar para as expectativas presentes no mercado de trabalho, ter mais experiência e ainda dar oportunidade aos trabalhos de ter visibilidade“.

A avaliação técnica dos diferentes projetos apresentados foi efetuada por um júri constituído por especialistas, vencedoras de prémios nacionais de design, colaboradores da Vidrala e da Universidade de Deusto e Eide.

A Vidrala celebrou este ano a oitava edição dos icónicos prémios “Master Glass” que têm como objetivo encontrar novos designs entre os estudantes de Design Industrial ou Gráfico, Engenharia ou Artes Gráficas, entre outros, de toda a Espanha e Portugal. Ana Carvalho foi a única portuguesa a ser distinguida entre os 5 premiados.