Escola de Educação Sénior

Escola de Educação Sénior – IHSénior, é um projeto de animação socioeducativa desenvolvido no âmbito de uma parceria do Instituto Humanus (IHUMANUS) e a Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC), tendo iniciado as atividades no ano letivo de 2012-2013. A IHSénior, destina-se principalmente a todos os cidadãos da cidade de Coimbra com mais de 60 anos de idade, estando no entanto aberta a todos os adultos com mais de 50 anos de idade sem distinção do seu género, nível de escolaridade, raça/etnia, religião ou ideologia política.

Tem como missão, ser um polo de ensino e de aprendizagens significativas através de atividades socioeducativas alternativas para o tempo-livre da população sénior, contribuindo não só para a sua auto-realização, mas sobretudo para o seu desenvolvimento social e cultural, facilitando a sua integração social e impulsionando uma melhoria da sua participação cívica.

Os alunos da Escola de Educação Sénior, além de frequentarem as disciplinas criadas especificamente para ir ao encontro das suas necessidades e aspirações, podem ainda frequentar disciplinas das licenciaturas e mestrados da ESEC no âmbito do Programa 50 PLUS que visa promover o intercâmbio intergeracional num estabelecimento de ensino superior público.

Aos Docentes da ESEC

PROGRAMA 50 PLUS é um programa criado entre o IHumanus a Escola Superior de Educação de Coimbra. Consiste em permitir que um conjunto de alunos com mais de 50 anos de idade, inscritos na Escola de Educação Sénior e no Plano MASTER, possam frequentar sem quaisquer custos acrescidos, disciplinas isoladas de diferentes Cursos de Licenciatura e de Mestrados da ESEC, cujos docentes das disciplinas desses cursos adiram voluntariamente ao programa.

Saber mais

Escola de Educação Sénior – IHSénior, destina-se principalmente a todos os cidadãos da cidade de Coimbra com mais de 60 anos de idade, estando no entanto aberta a todos os adultos com mais de 50 anos de idade sem distinção do seu género, nível de escolaridade, raça/etnia, religião ou ideologia política.

– Melhorar a qualidade de vida e do bem-estar social, físico e emocional da população sénior, minimizando os efeitos negativos que a velhice causa no idoso, em particular, combatendo o isolamento e os riscos de exclusão social;

– Promover e proporcionar o acesso à cultura e à educação ao longo da vida, com recurso a uma abordagem recreativa;

– Promover a participação ativa e o sentimento de utilidade da população sénior junto da sua comunidade.

– Desenvolver atividades intelectuais e físicas adaptadas às  necessidades reais do idoso;

– Estimular a participação em eventos culturais e artísticos da cidade;

– Estimular a participação em grupos de expressão cultural e artística;

– Estimular a criatividade e a expressividade;

– Promover e divulgar a história e a cultura local e nacional;

– Estimular a participação em ações e atividades de voluntariado social junto dos participantes e associados.

Tem ainda como objetivos:

– Proporcionar aos professores e alunos finalistas do IPC de Coimbra, o desenvolvimento de ações formativas teóricas e práticas junto da população sénior.

– Promover a participação voluntaria de professores do IPC, em particular os aposentados, como formadores da escola sénior.

A Escola de Educação Sénior – IHSénior, é um projeto da responsabilidade do IHumanus – Instituto para a promoção e desenvolvimento da educação ao longo da vida, promovida conjuntamente com a ESEC – Escola Superior de Educação de Coimbra.

Direção
A Direção da IHsénior é constituída pela direção do IH Instituto Humanus.

 

Coordenador Geral
A função de Coordenador geral, é desempenhada pelo Diretor Executivo do IHumanus,  por um mandato igual ao da Direção do IHumanus.

 

Conselho Científico-Pedagógico
O Conselho Científico-pedagógico, é um órgão consultivo, com um mandato de dois anos, para assessorar o Coordenador Geral nas  decisões referente a questões de cariz científico e pedagógico, tais como a aprovação das unidades disciplinares e dos respetivos programas, das acreditações, do calendário escolar e das interrupções letivas, etc. Este órgão será constituído por:

– O Presidente da direção, ou um representante;
– 2 Representantes dos associados do IHumanus;
– O Coordenador geral;
– 3 Docente por cada grupo de formação;
– 3 Estudantes;
– 2 Convidados da comunidade académica de Coimbra, com curriculum pedagógico e científico relevante.

 

Conselho Geral
O Conselho Geral, será um órgão consultivo, com um mandato de dois anos, para  auxiliar o Coordenador Geral e a Direção do IHumanus na definição das estratégias de médio e longo prazo. Será constituído por:

– O Presidente do IHumanus;
– 2 representantes dos associados do IHumanus;
– O Coordenador Geral;
– 3 Representantes do corpo docente da IHSénior;
– 3 Representantes do corpo discente da IHSénior;
– 2 Convidados da comunidade;
– Representantes dos parceiros estratégicos.