Curso de Estudos Musicais Aplicados da ESEC com desemprego zero

A Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra destacou-se pelos bons indicadores de empregabilidade dos seus cursos de acordo com os dados divulgados através da plataforma Infocursos, desenvolvida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a Licenciatura em Estudos Musicais Aplicados a registar uma taxa de desemprego de 0%.

Esta percentagem corresponde ao total de diplomados entre os anos letivos de 2019/20 e 2022/23 que se encontravam registados como desempregados no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), tendo sido considerada a média entre os registos de 30 de junho e 31 de dezembro de 2023. A taxa de 0% coloca o curso entre os melhores do país em termos de empregabilidade.

A generalidade dos cursos da ESEC revela também resultados muito positivos. Destacam-se, com taxas de desemprego registado abaixo dos 5%, as licenciaturas em Desporto e Lazer (2,1%), Arte e Design (2,8%), Gastronomia (3,2%), Educação Básica (4,6%) e Língua Gestual Portuguesa (4,6%).

Mesmo entre os cursos com valores mais elevados como Comunicação Social (7,8%) e Animação Socioeducativa (6,7%), as taxas continuam a situar-se abaixo ou em linha com as médias da área de formação, confirmando a solidez da aposta formativa da ESEC e a sua ligação ao mercado de trabalho.

Os dados de desemprego registado resultam da articulação entre os registos oficiais do IEFP e os inquéritos realizados através do sistema RAIDES, gerido pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). O apuramento final é feito pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES).