
Quinta, 21 Janeiro, 2021
“O maior conselho que poderia dar é de ser humilde, de não desistir, ter paciência e ser curioso, criativo. Não ficar pelas opções médias e procurar sempre desafiar-se a si mesmo.“
Ana Cristina Nobre é licenciada em Comunicação Organizacional pela Escola Superior de Educação de Coimbra e Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde concluiu também o MBA em Marketing.
Em 2008 iniciou a sua atividade na Verallia Portugal, S.A. sedeada na Figueira da Foz onde atualmente é Responsável de Marketing e Comunicação Externa.
ESEC - Qual o seu percurso profissional após a conclusão do curso?
Após a conclusão do curso estive no Gabinete da Qualidade da ESEC, depois fiz um Estágio Profissional na Peugeot – em Marketing, estive na Associação Nacional de Jovens Formadores e Docentes (fordoc) – em Comunicação, regressei à ESEC para a Unidade de Apoio a Projetos, e em 2008 cheguei à Verallia Portugal.
ESEC - O Curso de Comunicação organizacional correspondeu às suas expectativas?
Tendo em consideração que finalizei o curso em 2004, digo que sim, que correspondeu de uma forma geral. Contudo, ao sair para o mercado do trabalho senti que me faltavam algumas bases na área da gestão, contabilidade, economia, design gráfico. Hoje o curso já foi reformulado e os alunos já têm algumas dessas bases que se tornam importantes.
ESEC - Quais os momentos/experiências do seu percurso Académico que gostaria de destacar?
Gostaria de destacar o início do percurso porque tudo é novidade, tudo é diferente… o Ensino Superior, a vida fora de casa, viver com outras pessoas, ter outras responsabilidades, ter novos amigos, entre outros.
Em destaque, igualmente, o final do percurso, com o sentimento de “missão cumprida” e agora… o que me espera? Sublinho também todo o espírito académico da escola, da cidade de Coimbra que é absolutamente único e fantástico!
ESEC - Quais considera serem os pontos fortes do curso?
Em primeiro, sem dúvida, a parte mais prática do curso. Em segundo lugar, a equipa de docentes também é de louvar e destacar, toda a proximidade que se tem com o professores e interajuda, julgo difícil acontecer na Universidade onde o número de alunos é bem superior.
ESEC - Quais as melhores recordações que guarda da ESEC?
Como boas recordações, guardo todo o espírito académico que é vivido no início do ano letivo, com a receção ao Caloiro que é feita de uma forma integrativa. Guardo também em memória, o ano em que fomos no carro, no desfile da Queima das Fitas.
Em memória também ficam todas as pessoas que para além da equipa de docentes está sempre pronta a ajudar, os administrativos, os gabinetes de apoio, etc… todos os serviços da ESEC sem exceção.
ESEC - Que sugestões gostaria de dar para melhorar a ESEC?
Para melhorar a ESEC, deixo uma sugestão que já está em lista de sugestão há algum tempo, o de aumentar as instalações e “abdicar” (na medida do possível) do Polo II. Ter toda a comunidade da ESEC num único e mesmo Polo.
ESEC - Que conselho daria a um atual aluno de Comunicação Organizacional para uma melhor integração no mercado de trabalho?
O maior conselho que poderia dar é de ser humilde, de não desistir, ter paciência e ser curioso, criativo. Não ficar pelas opções médias e procurar sempre desafiar-se a si mesmo.
Quinta, 21 Janeiro, 2021
Sexta, 15 Janeiro, 2021