Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

ESEC promove 4ª edição do Encontro de Teatro e Educação

Segunda, 8 Abril, 2019

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) leciona desde 2000 a licenciatura em Teatro e Educação, a qual tem por missão a formação de profissionais habilitados a trabalhar em âmbitos de atividade como a Interpretação, Assistência de Encenação e Direcção de Atores, Direcção de Cena e Contra-Regra, Produção e Programação Teatral, Dinamização Teatral e Intervenção Comunitária.

Pelo 4º ano consecutivo a ESEC organiza o Encontro de Teatro e Educação, de 15 a 18 de abril de 2019 dirigido a estudantes de cursos profissionais da área de  Artes do Espetáculo.

O Encontro de Teatro funciona como um espaço de partilha do curso de Teatro e Educação da ESEC com a comunidade escolar e comunidade envolvente (futuros alunos, comunidade artística e púbico interessado em prática artísticas contemporâneas).

Durante uma semana os docentes, alunos, ex-alunos e possíveis candidatos partilham as suas práticas artísticas com o intuito de criar um diálogo e questionamento das práticas do ensino artístico entre fazedores e espectadores, entre o passado e o futuro do curso de Teatro e Educação da ESEC.

O programa do Encontro de Teatro é constituído por oficinas, seminários, speed dating, espetáculos e festa de encerramento. Este programa estará a cargo dos professores de Teatro do curso de Teatro e Educação da ESEC e contará com a participação dos alunos e ex-alunos, agentes culturais da cidade de Coimbra e convidados para seminários.

Speed Dating – os participantes (alunos do secundário), agrupados em pares, conversam com especialistas nas várias áreas disciplinares do curso de Teatro e Educação sobre a prática e produção de conhecimento nas mesmas. Cada par de estudantes dialogará 5 minutos com um especialista, passando seguidamente para outro, com vista a conhecer a multiplicidade de objetos de estudo e metodologias da prática da pedagogia teatral em que assenta o curso de Teatro e Educação.

Convidados: Professores de Teatro e Educação.

Embaixadores ESEC – antigos alunos do curso de Teatro e Educação serão convidados a serem embaixadores do curso, contando a sua experiência quer no curso que no mercado de trabalho. Serão convidados alunos que se distinguiram durante o curso e na vida ativa pelo mérito e distinção. Serão apresentados espetáculos de antigos alunos que se encontram no mercado de trabalho e que criaram as suas próprias companhias ou projetos de intervenção artística.

Workshops – ao longo da semana os participantes terão acesso a workshops por professores da escola e outros artistas convidados.

Debates e espetáculos – espaço de apresentação e discussão de questões relevantes da prática artística e cultural contemporânea, com apresentação de projetos de investigação e de criação artística de agentes culturais da cidade de Coimbra.

 

 

‹ Voltar