Dia Mundial do Turismo | Resultados de candidaturas ao ensino superior confirmam o reconhecimento da qualidade da formação em Turismo da ESEC

A licenciatura em Turismo da ESEC destaca-se nos resultados do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) por ter a nota do último colocado mais elevada em todo o país. No Ensino Superior Politécnico e Universitário existem 18 cursos de Turismo a nível nacional, e o último colocado no curso da ESEC tem 147,4 valores de média de candidatura.

Embora a procura pelos cursos de Turismo tenha tido uma menor procura desde 2020, a ESEC disponibilizou 35 vagas para as quais concorreram 251 candidatos. Em 2020 foram 291 os candidatos que o incluíram nas suas opções de candidatura e 357 em 2019.

O curso de Turismo em regime Pós-Laboral preencheu também todas as vagas, tendo sido assinalado por 50 candidatos, para as 23 vagas disponíveis.

Estes resultados refletem o reconhecimento da qualidade da formação em Turismo da ESEC, a qual também tem sido percebida através do feedback positivo das empresas que recebem estagiários do curso anualmente. A licenciatura em Turismo da ESEC é certificada pela OMT- Organização Mundial de Turismo desde 2001, tendo a certificação sido renovada em 2021 com validade até 2025. Esta certificação foi renovada na sequência da auditoria realizada em outubro de 2020 pelo sistema de certificação da UNWTO TedQual. O selo de qualidade concedido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) é atribuído às instituições cujos programas de educação em Turismo correspondem aos padrões de qualidade internacionais exigidos por este organismo.

O relatório de auditoria da UNWTO TedQual destacou a experiência e know-how da ESEC na área do Turismo, que a credencia para ampliar a oferta da Escola ao nível do 2.º ciclo e dos cursos de pós-graduação, nomeadamente através do Mestrado em Turismo Interior – Educação para a Sustentabilidade e as Pós-Graduações em Turismo e Gestão Hoteleira e Gestão Integrada de Destinos Turísticos. O curso de Turismo da ESEC iniciou em 1996 e os auditores reconheceram o envolvimento da ESEC na formação em turismo ao longo dos anos, a qual resultou na consolidação de parcerias em rede com entidades relevantes, nacionais e internacionais. A nível nacional, os auditores assinalaram a relação próxima da ESEC com o Turismo de Portugal e as suas escolas de formação profissional, gerando sinergias, complementando assim a teoria com a experiência prática.

De acordo com documento da OMT, o curso de Turismo da ESEC é consistente com a vocação da Escola e o plano de estudos do curso permite aos alunos beneficiarem de oportunidades de desenvolvimento de competências multidisciplinares, resultado da partilha de conhecimentos entre docentes participantes em projetos de investigação, a nível nacional e internacional, da colaboração de professores especialistas internos e externos, das visitas de campo, com especial foco no conhecimento de exemplos de boas práticas, estudos de caso e alunos de diferentes origens.

Oferta formativa em Turismo alargada

Além das licenciaturas em Turismo, a ESEC tem alargado a sua oferta formativa na área do Turismo, a qual engloba ainda três pós-graduações e um mestrado. Além do Mestrado em Turismo de Interior- Educação para a Sustentabilidade, lecionado desde 2011, a ESEC oferece pós-graduações em Guias Regionais da Região Centro, Gestão Integrada de Destinos Turísticos e Gestão Turística e Hoteleira, esta última lecionada em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra.

Ainda na área do Turismo, entrou em funcionamento no ano letivo 2016/2017 a 1ª licenciatura em Gastronomia em Portugal, a qual resulta de uma parceria entre a Escola Superior de Educação de Coimbra, as Escolas Superiores Agrária, de Tecnologia e Gestão e de Tecnologias da Saúde, do Politécnico de Coimbra e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, do Turismo de Portugal. Desde o ano letivo 2018/2019 é ainda lecionada a licenciatura em Turismo em Espaços Rurais e Naturais na Escola Superior Agrária de Coimbra resultante de uma parceria com a ESEC.