
Quinta, 21 Janeiro, 2021
Numa edição da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra foi publicado hoje o livro "A formação de professores e educadores: das políticas às práticas supervisionadas". Esta obra teve como editores os docentes Fernando Martins, Luís Mota e Sílvia Espada e reune um conjunto de textos centrados em práticas contextualizadas de formação inicial de professores em articulação com a investigação.
O livro foi editado apenas em formato eletrónico e está disponível para download.
CAPÍTULOS
Educação para a diversidade. Um projeto de investigação-ação centrado na solidariedade
Carla Madeira, Amélia Marchão
Um modelo supervisivo para a formação inicial de professores do 1.o CEB.
João Rocha
A Prática de Ensino Supervisionada e o desenvolvimento de Competências Profissionais
Rosa Martins, Ana Silva, Íris Oliveira, Cristina Mateus, Dulce Noronha-Sousa, Estrela Paulo
A reflexão no Estágio: uma prática partilhada para a aprendizagem profissional docente
Carlos Alberto Ferreira, Ana Maria Bastos
Histórias(s) do Grupo Projeto Creche: Teia(s) de Aprendizagem
Isabel Simões Dias
Ensino superior e didáticas ativas no ensino da geografia. Recursos improváveis
Miguel Castro
Projeto Hora M
Márcio Nascimento, Cristina Matos
Projeto cinoterapia: forma de intervenção na Perturbação do Espectro do Autismo
Cátia Mariano, Emília Bigotte de Almeida
A bidimensionalidade e a tridimensionalidade na ilustração infantil
Maria Antunes, Sílvia Espada
A Expressão Plástica e a Relação com a Natureza – Dinâmicas em Contexto de Creche
Laura Santos, Bartolomeu Paiva, Sílvia Espada, Patrícia Silva
Salto à Mata: Educação na natureza no 1.o Ciclo do Ensino Básico
Isabel Duque, Marlene Migueis, Emília Bigotte de Almeida, Ana Coelho, Vera do Vale, Aida Figueiredo
Aprendizagens matemáticas no recreio: uma experiência na educação pré-escolar
Sara Pereira, Cecília Costa
Desenvolvimento de conceitos geométricos na creche: uma tarefa com figuras geométricas e cores
Ana Ribeiro, Cecília Costa
Pico, pico, saranico, quem te deu tamanho bico? – Ampliar, no 1.o CEB o léxico a partir de textos tradicionais.
Daniela Brites, José Sacramento, Natália Pires
Desenvolvendo Noções Espaciais Através da Cartografia
Andreia Subtil, Vera do Vale
Discalculia: estratégias de Intervenção com recurso ao material cuisenaire
Rui Ramalho, Ana Quelhas, Gabriela Amado
Quando a Expressão Plástica e a Matemática dão as mãos
Mariana Dinis, Ana Gomes, Sílvia Espada, Virgílio Rato, Fernando Martins
Literacia Financeira a partir de Jogos Tradicionais Infantis: uma experiência no 1.o CEB
Beatriz Costa, Susana Lucas, Francisco Campos, Fernando Martins
Adição de números naturais usando a plataforma HypatiaMat
Daniela Pires, Paulo Santos, Ana Santiago, Fernando Martins
Quinta, 21 Janeiro, 2021
Sexta, 15 Janeiro, 2021