Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário
Imagem

Aluna de comunicação social promove as suas origens

Sábado, 6 Fevereiro, 2021

Alexandra Rodrigues é aluna do 3° ano da Licenciatura em Comunicação Social, na Escola Superior de Educação de Coimbra. Natural de São João da Serra, concelho de Oliveira de Frades, Viseu, criou o site interativo - As Serras de Lafões e as suas Gentes, “uma plataforma digital essencialmente, sobre cultura e tradição das regiões serranas de S. João da Serra e Manhouce, que reflete um recanto real e vivo, ao mesmo tempo que dignifica toda uma esfera de riqueza cultural”, refere a estudante. Apesar de ter tido dúvidas iniciais sobre o tema a tratar para um trabalho da unidade curricular de “Atelier de Media Interativos”, não poderia estar mais satisfeita com a sua escolha e grata pelo feedback que está a ter.

Alexandra Rodrigues diz que quem a conhece sabe que valoriza muito as suas origens, por isso, incentivada pela docente Susana Borges,  este foi o projeto com que se identificou e quis que as pessoas pudessem conhecer aquele que chama «o meu cantinho». Nesta Plataforma “fala-se de dança, de música, de costumes, fala-se de gente, fala-se de nós, da identidade das «aldeias perdidas na beira». O site funciona também como uma «ponte de gerações», na medida em que, através do que se vê, tem-se noção do contraste entre as gerações de agora, as chamadas «gerações da internet» e as gerações «do antigamente», onde por entre desfolhadas, cantigas e tradições, as pessoas viviam a vida de uma forma simples, mas muito feliz. Hoje, são essas mesmas gerações que cativam os mais novos, marcam o coração dos visitantes e ̃ contagiam de nostalgia os olhares de quem, tal como todos eles, tem a palavra «terra» cravada na pele. Sendo um projeto sobre «o meu recanto», os seus costumes e tradição, identidade local e «Gentes», pretendo incluir conteúdos relacionados com atividades agrícolas locais e todo o seu processo, como por exemplo, as sementeiras, as vindimas, as desfolhadas, explorar o património cultural da região, através das heranças culturais deixadas pelos antepassados e dar a conhecer, de uma forma interativa, todo o património natural e paisagístico das duas aldeias”, sublinha a estudante de Comunicação Social.

O projeto disponível em https://xana-margarida.wixsite.com/meusite é “dirigido a todos de forma a que, quem conhece se identifique com o vê e quem não conhece, se apaixone e queira visitar a nossa região de Lafões, que tanto tem para oferecer”, acrescenta.

Apesar deste projeto ter iniciado como trabalho académico, Alexandra pretende que o projeto “se torne algo que «é de todos», onde “as pessoas encontrem um bocadinho daquilo que é «nosso» e o explorem da melhor forma”.

“Foi, desde logo, um trabalho com o qual me identifiquei bastante, na medida em que pôs à prova a nossa capacidade criativa e, assim, tentei juntar o útil ao agradável, desenvolvendo um trabalho que me motivou a cada dia. Ao longo do tempo, o meu objetivo é ir acrescentando conteúdo inteiramente produzido por mim e dar a conhecer, da melhor forma possível, «As Serras de Lafões e as suas Gentes».

Apaixonada por vídeo e fotografia, a estudante refere que este trabalho pôs à prova a sua capacidade criativa e “foi um trabalho que adorei fazer, que me motivou a cada dia e que me fez valorizar, ainda mais, as minhas origens”, acrescenta.

A terminar o curso de Comunicação Socia, Alexandra Rodrigues tem “recebido um feedback excelente por parte de quem já visitou o site e estou inteiramente grata por isso”. Para ela, as “pessoas da minha aldeia, da aldeia de Manhouce, da região, do concelho, emigrantes que sentem saudade e se reveem em cada fotografia, em cada palavra, amigos de amigos, até pessoas que não conheço têm manifestado palavras de apreço em relação a todo o trabalho desenvolvido”. O seu trabalho não passou despercebido na região e também já foi noticiado no jornal da região, “Notícias de Vouzela”. 

‹ Voltar