Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Workshop "Como desenvolver um projeto de investigação a partir da hipótese do agenda-setting"

Quinta, 6 Dezembro, 2018

No dia 6 de dezembro de 2018, e integrado no Evento International and Interdisciplinary Conference 50 YEARS OF AGENDA-SETTING STUDIES, irá decorrer o Workshop Como desenvolver um projeto de investigação a partir da hipótese do agenda-setting, com Raquel Rodriguez Diaz da Universidade Rey Juan Carlos, Madrid. O Workshop decorrerá entre as 17h30 e as 19h20.

O workshop “Como desenvolver um projeto de investigação a partir da hipótese do agenda-setting” apresentará as principais ferramentas utilizadas atualmente nos estudos sobre o efeito de agendamento dos media. Serão apresentadas as linhas de trabalho dos estudos e as metodologias mais habituais: a análise de conteúdo e o questionário ou a sondagem de opinião. Será feita uma análise de estudos de caso, e serão realizados alguns exercícios práticos pelos participantes.

Raquel Rodríguez é Professora Titular de Jornalismo na Faculdade de Ciências da Comunicação da Universidade Rey Juan Carlos de Madrid. É Doutorada e Licenciada em Ciências da Informação pela Universidade Complutense, também de Madrid, tendo, no âmbito do doutoramento, desenvolvido estudos sobre o agenda-setting nos EUA, sob a direção de Maxwell McCombs, um dos fundadores da teoria.

O seu domínio de especialidade é os efeitos dos media e, de uma forma muito específica, a teoria do agenda-setting e o framing. Participa em diversos projetos de investigação nacionais e internacionais e conta com publicações nas principais revistas académicas internacionais sobre aspetos ligados à opinião pública e aos media.

Inscrições

Limitado a 15 participantes, custo de inscrição 10 euros.

  [Guia de Apoio à Inscrição]

‹ Voltar