Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Seminário “Ordem básica da frase em Língua Gestual Portuguesa”

Quinta, 22 Fevereiro, 2018

No âmbito da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa irá realizar-se no dia 22 de fevereiro, pelas 14h30, no Auditório da ESEC um Seminário sobre “Ordem básica da frase em Língua Gestual Portuguesa” que terá como oradoras Isabel Correia e Mariana Martins.

A gramática da língua gestual portuguesa (LGP) é bastante distinta da da Língua Portuguesa, não só ao nível mais evidente das unidades mínimas que constituem as palavras, mas também da forma como estas flexionam morfologicamente e se organizam sintaticamente. Desta feita, se se olhar para o elemento principal da frase, o verbo, ver-se-ão gestos que aparentemente variam pouco em pessoa, número, tempo e modo.
Por outro lado, verifica-se que, em geral, o verbo tende a ser remetido para o fim da frase. Numa observação mais cuidada dos argumentos selecionados pelo verbo, é possível determinar a ordem básica da frase em LGP, confirmando uma organização padrão de Sujeito Objeto Verbo. 
Alguns verbos incorporam ainda determinados argumentos, alternando a linearidade sequencial com a produção simultânea da informação sintática. Estas estruturas não deixam no entanto de nomear os argumentos, reforçando a ordem básica expressa na maioria das estruturas sintáticas simples em LGP.

Inscrição

 [Apenas para obtenção de certificado] | [Guia de apoio à inscrição

Sobre as oradoras

Mariana Martins é licenciada em Linguística e mestre em Educação de Surdos e LGP e no Ensino do Português; É coautora do "Dicionário Prático de Língua Gestual Guineense", do "Gestuário Digital", do "Programa Curricular de LGP, como primeira língua para alunos surdos, da primeira infância ao ensino secundário", entre outros. 

 

 

 

 

 

 

Isabel Correia é Professora Adjunta de Nomeação Definitiva na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra. É Pós-doutorada em Morfologia Contrastiva (português/língua gestual portuguesa) pela Universidade de Coimbra e Doutora com bolsa FCT em Literaturas e Culturas Românicas pela Universidade do Porto.  Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas, variante de português/inglês pela Universidade de Coimbra.

Escreveu vários artigos no âmbito da  Linguística da Língua Gestual Portuguesa, bem como capítulos de livros. Integra um projeto de investigação, como coordenadora da equipa portuguesa, sobre LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) e LGP a convite da Universidade Federal do Estado do Amapá.
​ 
É membro do Projeto Eramus + “Developing Deaf Interpreters in Europe” e membro de um projeto em torno da literacia para crianças surdas. Isabel Correia coordena a equipa portuguesa neste projecto.
Proferiu várias palestras na comunidade surda nacional e internacional sobre linguística das línguas gestuais. É autora de livros infantis bilingues (português e LGP).

‹ Voltar