Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Introdução

SIEMAI – Simpósio Internacional Educação Música Artes Interculturais® e Encontro de Primavera®  são movimentos académicos e científicos associados desde o ano de 2008, quando estes projectos de Educação, Educação com as Artes e Humanidades, Educação Intercultural, para a Cidadania e Direitos do Homem tiveram lugar, conjuntamente, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra (Portugal). Na presente edição, associou-se-lhes outro movimento, SIMPÓSIO DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES®, que comparte os mesmos valores e objectivos de promoção da Educação, das Artes e das Humanidades na educação, na sociedade em geral e na construção de uma cidadania democrática que respeite os Direitos do Homem.

A presente edição do Simpósio conjunto tem as seguintes finalidades:

  • Prosseguir o aprofundamento da dimensão internacional dos programas do SIEMAI®, do Encontro de Primavera® e do Simpósio DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES®.
  • Promover o conhecimento mútuo e contactos entre os participantes para realizar intercâmbios entre investigadores e professores de diversas áreas preocupados com a identidade e a diversidade cultural, patrimonial, educativa, artística e humanística, sempre na perspectiva da construção da Cidadania democrática e e aprofundamento dos Direitos do Homem.
  • Trocar pontos de vista, resultados de investigação, conhecimentos, experiências e práticas positivas para a Educação e sua importância e influência social.
  • Fomentar o diálogo, discussão, desenvolvimento e exposição de projectos de investigação, educativos, artísticos e humanísticos.
  • Contribuir para ou desenvolvimento de projectos de investigação, intervenção educativa, sociocultural e artística.  

A participação nas actividades do XV SIEMAI®, X Encontro de Primavera® e IV  Simpósio DEDiCA EDUCAÇÃO E HUMANIDADES® constitui uma contribuição válida para promover a interdisciplinaridade e os seus usos nas áreas da Educação, Artes e Humanidades, bem como os valores de cooperação, solidariedade e interrelação.