Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

CONCURSO DE IDEIAS – Da ideia à concretização do projecto-piloto

Quinta, 16 Novembro, 2017

A Educoach, a associação Tempos Brilhantes, a Skillent e a PSIquatro, são organizações especializadas em Educação Não Formal, Inovação social e Saúde psicológica, dedicando-se ao desenvolvimento de Actividades (produtos) educativas inovadoras dirigidas a diferentes públicos, sobretudo ao público infantil e juvenil. As suas actividades inovadoras estão presentes em mais de 200 agrupamentos de escolas espalhados pelo país inteiro.

Objetivos

Com esta acção, pretendem sensibilizar os alunos finalistas nas diferentes licenciaturas da ESEC, a desenvolverem no âmbito dos seus projectos de estágio curricular, produtos educativos inovadores, susceptíveis de serem testados pelos seus autores junto de alguns dos seus públicos, com vista a sua replicação futura em diferentes áreas geográficas do país, sob a orientação e coordenação dos próprios autores.

Desta forma pretende-se incentivar o espírito empreendedor dos estudantes, o desenvolvimento de produtos socioeducativos inovadores e consequentemente a empregabilidade dos recém licenciados.

Destinatários

Aberto a todos os alunos da ESEC, nomeadamente aos alunos das licenciaturas em Animação Socioeducativa, Teatro e Educação, Música, Desporto e Lazer, Comunicação e Design Multimédia, Língua Gestual Portuguesa e Educação Básica.

Inscrições

Concurso de ideias ESEC / Educoach

 O concurso de ideias irá seguir um conceito de Laboratório de Ideias, e não tanto o de incubadora. Assim o processo estará sobretudo centrado no percurso entre a geração da ideia e a implementação do projeto piloto.  No entanto, ficará em aberto na última parte a criação de um produto em concreto ou de uma spinoff.

O Prémio para as melhores ideias será a capacitação e a implementação do projetos piloto.

As Áreas de intervenção do concurso seriam:

  • Educação
  • Inovação Social e empreendedorismo
  • Saúde psicológica

Nestas áreas poderão caber temas como o Envelhecimento ativo, a Cultura e as artes, a tecnologia, o Turismo educativo, etc.

O processo do concurso de ideias será dividido em 4 partes, a saber:

Parte 1 - Apresentação das ideias:

As ideias podem ser apresentadas individualmente ou em grupos de 4, através de um formulário google elaborado para o efeito.

Pretende-se nesta fase uma breve apresentação da ideia, o seu enquadramento nas áreas do concurso, o grau de inovação, o impacto que poderá ter, etc.

Esta fase Irá decorrer entre o dia 27 de outubro e 30 de Novembro

 Parte 2: Desenvolvimento do projeto:

Serão seleccionadas as melhores 12 ideias para uma ação de capacitação (participação de 24 elementos - 2 por cada projeto), onde os participantes irão desenvolver a sua ideia, no sentido de a transformar num potencial projeto piloto: que recursos são necessários, público-alvo, parcerias a desenvolver, locais de implementação... Nesta fase, entre outras acções, os participantes terão contacto com projectos concretos que estão a ser implementados

Esta ação de capacitação seria desenvolvida na própria ESEC, na semana de 8 a 12 de Janeiro.

-Parte 3: Implementação dos projetos piloto:

A implementação decorrerá entre os meses de Fevereiro e Junho de 2018.

Nesta fase, serão implementados na rede (Educoach, Tempos Brilhantes e Skillent)  pelo menos 3 projetos (um em cada área). nesse sentido irá ser dado apoio na construção da rede de implementação, design e comunicação, etc

- Parte 4: Transformação do projeto num produto / negócio:

A partir de Setembro 2018, para o projeto vencedor

Capacitação para construção de modelo de negócio, elaboração de candidaturas, design e pitch para investidores sociais.

‹ Voltar