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À conversa com...

Quinta, 20 Fevereiro, 2020 a Quinta, 21 Maio, 2020

O Ciclo de Sessões À CONVERSA COM... é uma iniciativa organizada no âmbito do Mestrado em Ensino no 1º CEB e Português e História e Geografia de Portugal no 2º CEB que contempla a realização, ao longo do ano letivo, de diversos Seminários sobre temas específicos relativos a uma das áreas fundamentais deste Ciclo de Estudos. 

À CONVERSA COM... tem por objetivo ser um espaço de atualização científica para docentes cooperantes da ESEC e, simultaneamente, um espaço de aprofundamento para os alunos dos diferentes cursos de Formação Inicial de Professoes do Ensino Básico da ESEC.

No presente Ciclo de Seminários À CONVERSA COM... debater-se-ão diferentes questões das áreas do Ensino da História e da Geografia de Portugal determinantes para a prática letiva de docentes e futuros docentes.

Destinatários

Trata-se de um evento dirigido a todos:

  • os alunos dos Mestrados de Formação Inicial de Professores ministrados pela Escola Superior de Educação de Coimbra;
  • os alunos dos Mestrados de Fomação Inicial de Professores ministrados por outras Instituições de Ensino Superior da região centro e não só;
  • os alunos da Licenciatura em Educação Básica;
  • os Docentes Cooperantes com a ESEC;
  • os Docentes do Ensino Básico e Secundário;
  • os interessados em questões do âmbito do ensino da História e da Geografia de Portugal.

Organização

Natália Albino Pires (ESE-IPC)

 

Programa

20 de fevereiro 2020 | Sala Alice Gouveia

No(s) sentido(s) da educação histórica, um percurso em construção

Ana Isabel Moreira
(CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória, Universidade do Porto)

Resumo

Um diálogo sobre educação histórica, se amplo e suficientemente fundamentado, poderá contribuir, de modo relevante, para que também se pense o ensino e a aprendizagem da História, hoje, à luz de princípios que se distanciam das meras explicações feitas, prontas a assimilar, de outrora.
É, pois, conversar sobre a multiperspetiva e a evidência, as narrativas e a consciência histórica, os temas sensíveis na História e o revisionismo, o humanismo e a multiculturalidade. E a partir daí, se de professores ou futuros professores nos tratamos, é ponderar as práticas educativas possíveis em contextos escolares: a passividade de um aluno que apenas tem de, mais tarde, replicar o ouvido numa prova de memorização ou uma (espécie de) aula-oficina para a exploração de fontes várias e reveladoras de pontos de vista diversos sobre qualquer assunto histórico em estudo.
E no meio de ideias e palavras, é assim que um percurso de investigação se vai fazendo. No cruzamento da epistemologia com a prática, das motivações pessoais com os interesses profissionais, da audácia do passado com a expectativa do futuro. Porque, no final, todos somos agentes históricos no mundo e o desafio que se coloca a cada um será, porventura, a formação de um pensamento historicamente informado, potenciador da crítica e da intervenção.

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

  [inscrições abertas]

19 de março 2020 | Sala Alice Gouveia

[título a indicar oportunamente]

Natividade Pires
(Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco)

Resumo
(a divulgar oportunamente)

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

  [inscrições não abertas]

23 de abril 2020 | Sala Alice Gouveia

[título a indicar oportunamente]

Graça Silva e Florinda Carvalho
(Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva – Cantanhede)

Resumo
(a divulgar oportunamente)

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

  [inscrições não abertas]

21 de maio 2020 | Sala Alice Gouveia

[título a indicar oportunamente]

Marco Guedes
(Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra)

Resumo
(a divulgar oportunamente)

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

  [inscrições não abertas]

Sessões anteriores

12 de novembro 2019 | Sala Alice Gouveia

Ginásios IDEA: desafiar as dificuldades para evoluir na aprendizagem
Dulce Gonçalves
(Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa)

Resumo
Nesta sessão, analisam-se princípios, possibilidades, limitações e desafios num contexto de Educação Inclusiva, na perspetiva do Projeto IDEA (Investigação de Dificuldades para a Evolução na Aprendizagem). Sugerem-se novos materiais e boas práticas de monitorização e investigação em ação.

Inscrições
A participação é gratuita, mas de inscrição obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

 [inscrições fechadas]

3 de dezembro 2019 | Sala Alice Gouveia

Educação Patrimonial: contributos e desafios para a aprendizagem de História

Maria Helena Pinto
(CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória)

Resumo
Pretende-se salientar a importância das atividades educativas com tarefas que incluam o uso de fontes patrimoniais, materiais e imateriais — desde objetos de museus e edifícios integrados em sítio histórico a saber-fazer tradicionais— e que desafiem as preconceções dos alunos, fomentando, não só a interpretação de vestígios existentes no meio próximo ou na região, contextualizando-os, mas também a discussão sobre as ações humanas no passado e a sua relação com o presente.

Embora persistam obstáculos e limitações, existem propostas credíveis para o desenvolvimento sistemático da educação patrimonial, nomeadamente em articulação com a história local. Para tal, é necessário compreender o que acontece na aula quando se ensina/aprende com recurso ao património, que conteúdos e fontes patrimoniais são selecionados, que atividades são realizadas e que materiais são utilizados.

A Oradora
Helena Pinto é investigadora Integrada do CITCEM, no grupo de investigação “Educação e Desafios Societais”, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Doutora em Ciências da Educação, especialidade de Educação em História e Ciências Sociais (U. Minho, 2012). Mestre em Património e Turismo (U. Minho). Licenciada em História, área educacional (FLUP). Docente de História. Formadora de professores, certificada pelo CCPFC nas áreas de Didáticas Específicas (História) e História da Arte. Colabora na produção de material educativo em vários museus do norte de Portugal. Palestrante em diversos encontros científicos nacionais e internacionais. Tem publicado em revistas internacionais, no âmbito temático da Educação Patrimonial e da Educação Histórica.

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

 [inscrições fechadas]

5 de fevereiro 2020 | Sala 1

Textos fragmentários: potencialidades didáticas para o ensino do português

Isabel Roboredo Seara
(Universidade Aberta
Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa)

Resumo

Há discursos do quotidiano que nos interpelam, que ficam guardados na nossa memória e que configuram um objeto de estudo que tem sido preterido no âmbito do ensino do português.

No mundo digital em que vivemos, em que lemos preferencialmente textos breves e fragmentários, urge encetar um estudo sobre as suas especificidades, a fim de mostrar como a sua análise, distante das abordagens convencionais, permite despoletar e redescobrir o gosto pelo estudo dos textos, sobretudo no público mais jovem.

Convocar-se-ão noções de língua (enunciador, deixis, atos de fala, dialogismo, polifonia, intertextualidade), de literatura (géneros literários, tipologias discursivas, autobiografia), de  retórica (ethos, argumentação)  e exemplicar-se-á com a análise de enunciados de tatuagens, de grafitis, excertos de textos de ficção e, ainda, com textos inspiradores que ficaram na nossa memória.

Inscrições
A participação é gratuita, mas obrigatória. Inscrição com certificado deverá ser efetuada também neste link e tem o custo de 5 euros.

 [inscrições fechadas]

*NOTA

Inscrição para certificado: Esta inscrição é apenas válida para quem pretende certificado do Ciclo de Sessões "À conversa com..." e que implica o pagamento de 5€. O certificado só será emitido no final do ciclo de sessões e apenas com as sessões em que participou. O participante deve inscrever-se em cada sessão individualmente através do site da ESEC e assinar a folha de presenças. Aqui encontra o Guia de Apoio à Inscrição.

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