Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Sucesso e Literacia

Contribuindo para uma adequada aprendizagem da leitura e da escrita a Psicologia, a Linguísticas e as Ciências da Educação produziram conhecimentos ainda pouco difundidos junto dos profissionais que têm a seu cargo as crianças antes da idade escolar. 

Muitas crianças, sobretudo originárias de meios sociais de baixas qualificações escolares, não aprendem a ler, lêem mal, lêem com dificuldade, lêem lentamente, não entendem o que lêem no final do 1º ciclo de escolaridade o que dificulta uma escolaridade com sucesso. 

A aquisição de competências anteriores ao início formal da escolaridade parece ser determinante para uma eficaz aprendizagem da leitura e da escrita como demonstram estudos de literacia familiar realizados nos últimos anos considerados nos quadros teóricos da literacia emergente.

Plano Curricular

Candidatura

O presente curso não vai funcionar no ano letivo 2017/2018.

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);

b) Curriculum vitae;

c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);

d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

Destinatários

  • Educadores de Infância;
  • Auxiliares de Educação;
  • Animadores e monitores de atividades de tempos livres com crianças em idade pré-escolar;
  • Professores do 1º ciclo do EB;
  • Professores do 2º ciclo para apoio à leitura junto de adolescentes com dificuldades;
  • Animadores de Associações de Pais;
  • Técnicos de intervenção prioritária com famílias de crianças em idade pré-escolar;
  • Responsáveis de gestão pedagógica de Agrupamentos de Escolas;
  • Candidatos com inscrição no último ano da licenciatura.