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Sucesso e Literacia

Contribuindo para uma adequada aprendizagem da leitura e da escrita a Psicologia, a Linguísticas e as Ciências da Educação produziram conhecimentos ainda pouco difundidos junto dos profissionais que têm a seu cargo as crianças antes da idade escolar. 

Muitas crianças, sobretudo originárias de meios sociais de baixas qualificações escolares, não aprendem a ler, lêem mal, lêem com dificuldade, lêem lentamente, não entendem o que lêem no final do 1º ciclo de escolaridade o que dificulta uma escolaridade com sucesso. 

A aquisição de competências anteriores ao início formal da escolaridade parece ser determinante para uma eficaz aprendizagem da leitura e da escrita como demonstram estudos de literacia familiar realizados nos últimos anos considerados nos quadros teóricos da literacia emergente.

  • Educadores de Infância;
  • Auxiliares de Educação;
  • Animadores e monitores de atividades de tempos livres com crianças em idade pré-escolar;
  • Professores do 1º ciclo do EB;
  • Professores do 2º ciclo para apoio à leitura junto de adolescentes com dificuldades;
  • Animadores de Associações de Pais;
  • Técnicos de intervenção prioritária com famílias de crianças em idade pré-escolar;
  • Responsáveis de gestão pedagógica de Agrupamentos de Escolas;
  • Candidatos com inscrição no último ano da licenciatura.

Plano Curricular

Candidatura

As candidaturas para a 4.ª Fase do concurso de acesso decorrem de 6 de outubro até 30 de outubro de 2017 em: https://secretaria-virtual.esec.pt/cssnet/page

 

Os diplomados e atuais alunos da ESEC com pelo menos 120 ETCS aprovados poderão efetuar a candidatura pelo regime “Pós-Graduações de Complementaridade” (para mais informações consultar Despacho N.º5/2015 - P4, disponível em: https://www.esec.pt/pagina.php?id=261)

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);

b) Curriculum vitae;

c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);

d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

Destinatários

  • Educadores de Infância;
  • Auxiliares de Educação;
  • Animadores e monitores de atividades de tempos livres com crianças em idade pré-escolar;
  • Professores do 1º ciclo do EB;
  • Professores do 2º ciclo para apoio à leitura junto de adolescentes com dificuldades;
  • Animadores de Associações de Pais;
  • Técnicos de intervenção prioritária com famílias de crianças em idade pré-escolar;
  • Responsáveis de gestão pedagógica de Agrupamentos de Escolas;
  • Candidatos com inscrição no último ano da licenciatura.