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Marketing e Comunicação

Com uma abordagem integradora das variáveis fundamentais que constituem o marketing-mix, o Mestrado em Marketing e Comunicação conjuga numa formação pós-graduada as competências em termos de inovação e desenvolvimento de produtos e marcas (product), gestão de preços (price) e gestão dos canais de distribuição (placement), com as que dizem respeito às diferentes ferramentas que constituem a comunicação integrada de marketing (promotion).


O segundo ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre em Marketing e Comunicação vem assim potenciar um conjunto de sinergias entre duas instituições de ensino pertencentes ao Instituto Politécnico de Coimbra, a saber, a Escola Superior de Educação de Coimbra - ESEC e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital - ESTGOH, bem como entre duas áreas científicas: a das Ciências da Comunicação e a de Marketing.

 

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
N.º do Processo: ACEF/1112/12702
Acreditado
Data da Publicação: 30-10-2013
Número de Anos de Acreditação: 5

 
Coordenação do Mestrado

Joana Lobo de Mesquita Simões Pires Fernandes | Nuno Miguel Fortes Fonseca Santos

Diploma

Objetivos

Espera-se de um Gestor de Marketing e Comunicação uma visão/abordagem que desde sempre concilie as teorias do marketing e os modelos da comunicação.

A crescente complexidade do mercado, que tem sido acompanhada por mutações estruturais ao nível das organizações que nele operam, vem exigir respostas integradoras das diferentes valências do marketing. Os profissionais que articularem competências que promovam e valorizem cada uma das vertentes do marketing-mix estarão mais aptos a desenvolver estratégias concertadas bem como disporão de maior flexibilidade conceptual para se adaptarem aos desafios da situação actual.

As novas tendências do marketing apontam também para a importância de desenvolver abordagens centradas em públicos-alvo com características muito específicas e únicas. Aos mercados de massas substituem-se hoje, e cada vez mais, nichos de mercado com consumidores informados, conscientes e reivindicando os seus direitos no acto de consumo e, ao mesmo tempo, exigentes e implicados no próprio acto de desenvolvimento/melhoria dos produtos.

Neste enquadramento, os profissionais de marketing deverão articular competências relativas aos quatro Ps do marketing. O mestrado em Marketing e Comunicação visa a promoção de competências nesses quatro domínios, apontando com especial destaque para as tendências futuras que se manifestam ao nível de cada um destes. 

Plano Curricular

Candidatura

As candidaturas para a 4.ª Fase do concurso de acesso decorrem de 6 de outubro até 30 de outubro de 2017 em: https://secretaria-virtual.esec.pt/cssnet/page

 

Nota:

Caso ainda não tenha concluído a Licenciatura e pretende candidatar-se a Mestrado, deverá contatar o Gabinete de Mestrados da ESEC por e-mail (mestrados@esec.pt)

 

Regimes de Candidatura:

  • Candidatura a Mestrados;
  • Reingresso nos Cursos de Mestrado (Para alunos que já frequentaram o Mestrado em Marketing e Comunicação);
  • Candidatura a Mestrados para Licenciados pelo Instituto Politécnico de Coimbra em 2016/2017.

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no formulário de candidatura ou outros documentos comprovativos dos dados mencionados no curriculum vitae (outros elementos);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar);
e) Formulário de Candidatura.

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital”disponível nesta página.
 

Destinatários

Podem candidatar-se ao mestrado:

a) Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituição de ensino superior nacional ;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC e da ESTGOH, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC e da ESTGOH, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

 

O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do n.º 1 tem apenas como efeito o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.