Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
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Mandarim I (Iniciação)

Programa

Conteúdos temáticos
• 1 As expressões formais de cumprimento.
• 2 As cores, os jogos e as artes.
• 3 As plantas e os animais.
• 4 Os números e as horas
• 5 Os dias da semana, os meses, e as estações do ano.
• 6 A família e os graus de parentesco.
• 7. A casa, a mobília, e os eletrodomésticos.
• 8. Os alimentos e o vestuário.
• 9 O centro comercial, as lojas, e as compras.
• 10 As profissões, as disciplinas, e as ciências.
• 11 Os meios de comunicação (telefone, computador, e-mail, e sms)
• 12 Os serviços públicos.
• 13 Os meios de transporte.
• 14 Expressões adequadas, formais e informais, indispensáveis no relacionamento social do dia-adia.

Conteúdos gramaticais
• A não existência de flexão verbal, pronominal e adjetival, de género, número e artigos na estrutura gramatical do “Putonghua – 普通话“ ou Mandarim oficial.
• Os advérbios de modo.
• Os adjetivos de qualidade, ou verbos de qualidade, ou ainda predicados adjetivais.
• Preposições.
• Conjunções
• Os verbos com o maior índice de ocorrência.
• As expressões formais de cumprimento.
• Expressar a vontade, a certeza, a hipótese, a dúvida, a curiosidade, as preferências, a repulsa, e os antagonismos.
• As várias formas de expressar o tempo em chinês, e também as mudanças de estado ou de ação.

Situações comunicacionais
• Apresentar-se / apresentar alguém;
• Ir ao café, às compras, e aos serviços públicos: interação cliente / empregado/funcionário (pedir uma bebida / pedir a conta/ enviar uma carta/ depositar dinheiro…etc.);
• Na sala de aula: interação aluno / professor (expressar dúvida / pedir algo / perguntar sobre algo);
• Localizar geograficamente países e cidades;
• Descrever tipos de habitações diferentes;
• Localizar pessoas e objetos, no tempo e no espaço;
• Combinar algo / Fazer marcações (em contexto profissional e pessoal);
• Pedir e dar informação sobre horas e datas;
• Desculpar-se pelo atraso / incumprimento de marcações;
• Pedir e dar informações sobre a profissão e o modo de locomoção até ao emprego; Dar informações sobre a rotina diária.
• Falar da profissão e da atividade académica.

Caracteres chineses ou Sinogramas
• As seis categorias de sinogramas da escrita chinesa:
• 1.1 Pictográficos.
• 1.2 Esquemáticos (símbolos puros ou compostos por adição de um símbolo).
• 1.3 Associativos (compostos por partes iguais ou por partes diferentes).
• 1.4 Ideofonográficos (caracteres compostos por um radical ou componente semântico que define a natureza do vocábulo, e por uma componente fonética que atribui o valor foético ao carácter).
• 1.5 Símbolos transferidos (caracteres utilizados por analogia semântica e homofónica.
• 1.6 Empréstimos fonéticos (caracteres formados por empréstimo fonético).
• 1.7 A terminologia e forma de escrita dos traços dos caracteres chineses (Bihua).
• 1.8 As 7 regras básicas necessárias para escrever os caracteres chineses.

 

Avaliação

• 40% atribuídos à frequência e participação ativa nas aulas;
• 40% atribuídos aos testes de compreensão e expressão escrita, compreensão oral e expressão oral.
• 20% atribuídos à aquisição e domínio dos caracteres chineses

 

Inscrições 1º semestre

Diploma

Objetivos

  • Aquisição de vocabulário;
  • Pronunciação e contextualização do vocabulário estudado;
  • Reconhecimento de caracteres, compreensão e agilidade oral;
  • Aquisição gramatical e escrita.

Horário

Duração: 60 horas | de 14 de outubro de 2017 a 3 de fevereiro de 2018

Carga horária: 4h por semana

Horário: 9h às 13h (Sábado)