Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Jogo e Motricidade na Infância

O Curso de Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) é uma oferta formativa cientificamente aprofundada que permite responder aos vários destinatários no âmbito do Jogo e Motricidade Infantil. Proporciona recursos e metodologias pedagógicas e didácticas que lhes permitam actuar e intervir adequadamente, sob diferentes prismas de organização da actividade física e desportiva, orientadas para a Educação de Infância e para a Educação Básica. Este Mestrado permite, ainda, aos mestrandos desenvolver uma formação adequada às suas necessidades, interesses e/ou perspectivas profissionais.

A organização deste mestrado, rentabilizará a formação inicial obtida em cursos de Educação de Infância, 1º CEB, Educação Básica, Educação Física, Desporto e Lazer, e em outras áreas afins do desenvolvimento infantil e do seu comportamento motor. A matriz prática e experimental do curso é potenciada com a investigação aplicada subjacente à intervenção profissional.

Este ciclo de estudos integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares, num total de 60 ECTS. O curso de especialização encontra-se acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua como Curso de Formação, com 9.6 créditos – Registo de acreditação: CCPFC/ACC-74722/13.

Para os efeitos previstos no artigo 5.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física.

Para efeitos de aplicação do n.º 3 do artigo 14.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores a presente ação revela para a progressão em carreira de Professores de Educação Física.

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
N.º do Processo:  NCE/10/01756
Acreditado
Data da Publicação:  18-05-2011
Número de Anos de Acreditação: 5

Acreditação do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

Modalidade Disciplina Singular do Ensino Superior

Unidade Curricular

Registo de acreditação

N.º de créditos

Para efeitos:

Motricidade Infantil

CCPFC/ACC-74820/13

1.2 créditos

- previstos no artigo 5.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Educação Física

- de aplicação do n.º 3 do artigo 14.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores a presente ação revela para a progressão em carreira de Professores de Educação Física.

Desenvolvimento Motor

CCPFC/ACC-74819/13

1.2 créditos

Jogo, Actividade Lúdica e Desenvolvimento na Infância

CCPFC/ACC-74818/13

1.2 créditos

Brinquedos e Jogos Populares

CCPFC/ACC-75296/13

1.2 créditos

 

- - previstos no artigo 5.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básicos e Secundário

Espaços de Jogo e Recreio

CCPFC/ACC-75297/13

1.2 créditos

Pedagogia da Motricidade Infantil

CCPFC/ACC-75299/13

1.2 créditos

Jogo, Desporto e Lazer

CCPFC/ACC-75300/13

1.2 créditos

Análise do Comportamento Motor

CCPFC/ACC-75367/13

1.2 créditos

Coordenação do Mestrado

Cristina Alexandra Marques dos Santos Dias Rebelo Leandro

Diploma

Objetivos

  1. Formar profissionais em Jogo e Motricidade na Infância (JMI) qualificados para o desempenho de funções na área do desenvolvimento motor e da motricidade infantil, capazes de conceber e desenvolver projectos de actividades físicas e desportivas que potenciem a capacidade de intervenção social em contextos educativos formais e de lazer.
  2. Aprofundar a formação técnica, pedagógica e científica obtida no 1º ciclo da licenciatura, para o exercício das funções de educação e formação de crianças.
  3. Proporcionar uma especialização que garanta recursos humanos com elevada capacidade de planeamento, leccionação e avaliação em JMI.
  4. Fornecer ferramentas que garantam a fundamentação da intervenção dos mestrandos enquanto agentes de mudança.
  5. Proporcionar conhecimentos aplicáveis ao desenvolvimento de projectos de investigação-acção.
  6. Dotar os mestrandos de autonomia científica e cultural para o prosseguimento de estudos de 3º ciclo doutoramento.

 Competências a adquirir:

  1. Conceber e elaborar planos, estratégicos e operacionais, projectos e programas de actividades, orientados para o desenvolvimento motor e motricidade infantil, em diferentes contextos (escola, clube, autarquias, ATL, IPSS).
  2. Desenhar a intervenção técnico-pedagógica em JMI, para as populações infantis, com recurso aos resultados da investigação produzida nos âmbitos da motricidade humana e das ciências do desporto.
  3. Criar e desenvolver situações inovadoras de exercitação, com carácter lúdico e experimental, utilizando e combinando diferentes habilidades motoras fundamentais, a fim de se garantir o desenvolvimento da proficiência no desenvolvimento dos padrões motores fundamentais nas fases sensíveis de desenvolvimento destes.
  4. Desenhar um programa de investigação-acção em JMI, seleccionando e desenvolvendo métodos pesquisa e de recolha, análise e interpretação de resultados e da sua aplicação aos objectivos da pesquisa e ou intervenção.

Plano Curricular

Candidatura

As candidaturas para a 4.ª Fase do concurso de acesso decorrem de 6 de outubro até 30 de outubro de 2017 em: https://secretaria-virtual.esec.pt/cssnet/page

 

Nota:

Caso ainda não tenha concluído a Licenciatura e pretende candidatar-se a Mestrado, deverá contatar o Gabinete de Mestrados da ESEC por e-mail (mestrados@esec.pt)

 

Regimes de Candidatura:

  • Candidatura a Mestrados;
  • Reingresso nos Cursos de Mestrado (Para alunos que já frequentaram o Mestrado em Jogo e Motricidade na Infância);
  • Candidatura a Mestrados para Licenciados pelo Instituto Politécnico de Coimbra em 2016/2017.

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital”disponível nesta página.

 

 

Caso ainda não tenha concluído a sua Licenciatura e tenha interesse em efetuar a candidatura ao Mestrado por favor contacte o Gabinete de Mestrados através do e-mail: mestrados@esec.pt

Destinatários

Podem candidatar-se ao mestrado:

a) Os titulares do grau de Licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Educação Básica, Educação Pré-Escolar, Ensino Básico, Ciências do Desporto e Educação Física, Psicologia e outras áreas afins à Formação de Professores, Ciências Sociais e Comportamentais;

b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de Ciências da Educação, do Desporto e Educação Física ou em áreas afins;

c) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado em Ciências da Educação ou em áreas afins;

d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de Licenciado ou o reconhecimento desse grau.