Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Italiano Iniciação

Inserido na oferta de Cursos Livres da Escola Superior de Educação de Coimbra, este curso destina-se a quem deseja iniciar a aprendizagem da Língua Italiana, como principiante. 

O curso prevê um encontro semanal de 4 horas, ao longo do semestre letivo, num total de 60 horas. Corresponde ao nível A1 do Quadro Europeu Comum das Línguas. 

Conhecimentos de base recomendados: Destina-se a principiantes. 

MÉTODOS DE ENSINO

Método afirmativo, expositivo e interrogativo. Dinâmicas de grupo; role-play, desenvolvimento de competências pragmático-comunicativas, para uma aprendizagem da Língua Italiana correspondente às exigências e ao interesse dos alunos. 

RESULTADOS DA APRENDIZAGEM

Os alunos irão desenvolver capacidades de compreensão, produção e interação linguística em Italiano compatíveis com um nível de elementar, correspondente ao nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. 

Segundo a grelha de autoavaliação do nível europeu: 

Compreensão oral – Sou capaz de reconhecer palavras e expressões simples de uso corrente relativas a mim próprio, à minha família e aos contextos em que estou inserido, quando me falam de forma clara e pausada. 

Leitura – Sou capaz de compreender nomes conhecidos, palavras e frases muito simples, por exemplo, em avisos, cartazes ou folhetos. 

Interação oral – Sou capaz de comunicar de forma simples, desde que o meu interlocutor se disponha a repetir ou dizer por outras palavras, num ritmo mais lento, e me ajude a formular aquilo que eu gostaria de dizer. Sou capaz de perguntar e de responder a perguntas simples sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata. 

Produção oral – Sou capaz de utilizar expressões e frases simples para descrever o local onde vivo e pessoas que conheço. 

Produção escrita – Sou capaz de escrever um postal simples e curto, por exemplo, na altura de férias. Sou capaz de preencher uma ficha com dados pessoais, por exemplo, num hotel, com nome, morada, nacionalidade. 

PROGRAMA 

Serão estudadas situações comunicativas e conteúdos que facultem aos alunos as aptidões e os conhecimentos necessários (ao nível lexical, comunicativo e estrutural) para uma utilização da língua compatível com o nível em causa. 

CONTEÚDOS FUNCIONAIS 

Apresentar-se e apresentar outros, fórmulas de cortesia; escrever uma carta/postal; falar na rotina diária; aceitar/rejeitar uma proposta/um convite; interagir num local público; exprimir concordância e/ou discordância; pedir e dar informações sobre trajetos; descrever uma casa, marcar um quarto num hotel e conhecer os serviços disponibilizados. 

Léxico: 

Nomes de países e profissões; o alfabeto; os números; as horas; locais e serviços públicos; comida e bebidas; as cores; os dias da semana; os horários; os meses; expressões de espaço e tempo, palavras relativas à vida universitária. 

Gramática: 

Pronomes pessoais e reflexivos; artigos definidos e indefinidos; adjetivos de nacionalidade; adjetivos demonstrativos; pronomes interrogativos; preposições; singular e plural; concordância artigos, nomes e adjetivos; o presente do indicativo dos verbos regulares, dos verbos reflexivos e alguns irregulares, advérbios de frequência. 

Pronúncia e Ortografia: 

Os sons do alfabeto; vogais e consoantes; acento de palavra; prosódia; consoantes duplas / geminação. 

Cultura: 

Os cumprimentos; o turismo; os serviços públicos; a sociedade e o tempo livre; a família; a comida e a cozinha italiana. 

AVALIAÇÃO 

A avaliação será preferencialmente contínua e a atribuição da nota final será feita de acordo com os seguintes parâmetros: assiduidade 10%, participação 20%, trabalhos de casa 20% e testes 50%. 

BIBLIOGRAFIA 

MEZZADRI, Marco; Paolo Balboni. Rete! Primo Approccio. Guerra Edizioni, Perugia. (2003) 

ESPOSITO, Maria Antónia; Ressler Wolfgang. Gramática Essencial de Italiano. Editorial Presença, Lisboa. (2008) 

Dicionário Italiano – Português. Coleção Dicionários Editora. Porto Editora, Porto. (2006) 

Dicionário Português – Italiano. Coleção Dicionários Editora. Porto Editora, Porto. (2006) 

BURATTI, Rosália.Verbi Italiani – Tutti i Verbi Regolari e Irregolari. Antonio Vallardi Editore, Milano. (2003) 

Inscrições 1º semestre

INFORMAÇÕES+INSCRIÇÃO

Documento de apoio à Inscrição

Horário

Duração: 60 horas | início a 18 de novembro de 2017

Carga horária: 4 horas semanais

Horário: 9h30 às 13h30 (Sábado)

Local: Sala 18

Formador

Valentina Ganci