Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Human Computer Interaction

O Mestrado em HCI - Human Computer Interaction (Interacção Humano-Computador) vem responder à premente procura por parte de uma indústria portuguesa que viu recentemente o seu papel ser reconhecido pelo governo no âmbito da criação de um Cluster das Indústrias Criativas.

Este curso pretende corresponder às necessidades de formação de licenciados nas áreas de Comunicação e Design Multimédia, Arte e Design, Design Multimédia, Engenharia Informática, Informática de Gestão, Design, Psicologia, Ergonomia ou Marketing.

O Mestrado Profissional em HCI tem por base um modelo multidisciplinar que possibilitará o desenvolvimento de competências diversificadas com capacidade de resposta a uma multiplicidade de ofertas e perfis profissionais possíveis, salientando-se: Web Developer, Designer de Jogos, User Experience Designer, Instructional Designer, Programador, Software Engineer, Programador Web, Web Designer, Designer de aplicações multimédia, Designer de Interacção, Designer de Comunicação, Designer de Interfaces, Especialista de produção de conteúdos digitais, Especialista em Sistemas de Informação, Informática de Gestão e Gestor de Projectos.

O mestrado encontra-se organizado em 3 semestres, correspondentes a um total de 90 créditos ECTS. Este ciclo de estudos integra um curso de especialização, constituído por um conjunto de unidades curriculares correspondente ao 1º ano, num total de 60 ECTS.

 

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior
N.º do Processo:  NCE/10/01761
Acreditado
Data da Publicação:  29-09-2015
Número de Anos de Acreditação:  6

 

Outras informações:

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

 
Coordenação do Mestrado

João Gilberto de Matos Orvalho

Diploma

Objetivos

Esta formação avançada em HCI têm como grande objectivo dar aos alunos competências versáteis e uma atitude centrada no homem. O aluno deve obter conhecimentos profundos no campo da tecnologia interactiva e competências na realização de investigação aplicada na área. O sucesso dos programas em HCI estão directamente associados a uma crescente procura pela indústria de profissionais em usabilidade e competências conexas.

O principal objectivo da HCI é educar os alunos para o desenvolvimento de sistemas interactivos usáveis. Este mestrado preparará os alunos para projectar, implementar e avaliar as interfaces de computador de modo que sejam acessíveis e fáceis para as pessoas usarem. É grau interdisciplinar que integra conceitos e métodos da ciência da computação, design gráfico e as ciências sociais para facilitar a compreensão do processo de design centrado no utilizador.

O grau de Mestrado Profissional em HCI proporcionará aos estudantes competências para a integração em projectos multidisciplinares onde é necessário:

  • ser capaz de planear, executar e avaliar um projecto de desenvolvimento de serviços aplicando os métodos adequados;
  • saber realizar e gerir tarefas de projectos, tomar iniciativas, adoptando uma abordagem de desenvolvimento com trabalho e iniciativa, com capacidade de implementar processos de mudança;
  • ser capaz de realizar o processo completo de design centrado no utilizador;
  • ter capacidade para implementar e gerir projectos de testes da usabilidade;
  • ser capaz de estudar as necessidades dos utilizadores e traduzi-las em acções funcionais (requisitos funcionais);
  • ter capacidade para criar a arquitectura de informação para um site (web) ou aplicações complexas;
  • ter capacidade de desenvolvimento de protótipos funcionais (evolutivos) de web sites dinâmicos;
  • saber liderar projectos de desenvolvimento de interface centrados nos utilizadores;
  • ser capaz de definir, organizar e aplicar as recomendações de usabilidade;
  • saber avaliar a usabilidade e a ergonomia de interfaces com utilizadores, usando diferentes métodos.

Plano Curricular

Candidatura

O presente curso não vai funcionar no ano letivo 2017/2018.

 

Nota:

Caso ainda não tenha concluído a Licenciatura e pretende candidatar-se a Mestrado, deverá contatar o Gabinete de Mestrados da ESEC por e-mail (mestrados@esec.pt)

 

Regimes de Candidatura:

  • Candidatura a Mestrados;
  • Reingresso nos Cursos de Mestrado (Para alunos que já frequentaram o Mestrado em Human Computer Interation);
  • Candidatura a Mestrados para Licenciados pelo Instituto Politécnico de Coimbra em 2016/2017

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

 Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital”disponível nesta página.

 

Documentos Associados

Destinatários

a)Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal, conferido por instituiçãode ensino superior nacional;

b)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequênciade um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;

c)Titulares de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido,pelo conselho técnico-científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado;

d)Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que sejareconhecido, pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) do n.º 1 tem apenas como efeito o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.