Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Francês A1.2

Este curso de língua francesa dá continuidade ao estudo da língua francesa por parte de formandos que frequentaram com aproveitamento o Curso Livre de Francês I - Nível A1.1 ou de adultos com alguns conhecimentos básicos de Francês (utilizador elementar). Visa aprofundar as competências descritas no nível A1 e adquirir em parte competências descritas no nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR).

Objectivos

Ser capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentemente utilizadas relacionadas com áreas de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho); comunicar em tarefas simples e habituais que requerem apenas troca de informações simples e directa sobre assuntos familiares e habituais; descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas.

Objectivos comunicativos e saber-fazer

  • Anunciar um acontecimento do foro familiar / Reagir, felicitar;
  • Pedir / Dar noticias de alguém;
  • Falar da sua família;
  • Chamar / Atender ao telefone;
  • Compreender dados estatísticos;
  • Referir factos do passado;
  • Descrever fisicamente uma pessoa;
  • Expressar sensações, percepções e sentimentos;
  • Falar das estações do ano;
  • Compreender informações simples sobre o clima, o tempo;
  • Falar sobre o tempo;
  • Situar um evento no ano;
  • Situar um lugar geograficamente;
  • Apresentar e caracterizar lugares;
  • Falar de actividades ao ar livre;
  • Compreender um programa de visita;
  • Falar dos seus lazeres / actividades culturais;
  • Escrever uma carta de férias;
  • Falar dos seus gostos e consumo alimentares;
  • Compreender / Compor uma ementa;
  • Descrever a maneira de vestir;
  • Dar apreciações positivas / negativas (roupas, pessoas);
  • Pedir / Indicar um tamanho de roupa, calçado;
  • Aconselhar alguém (em situação formal);
  • Escolher uma prenda para alguém;
  • Caracterizar um objecto, indicar a sua função;
  • Fazer compras de consumo diário;
  • Exprimir quantidades precisas;
  • Caracterizar produtos alimentares;
  • Compreender um anúncio de espectáculo e reagir;
  • Escolher um espectáculo;
  • Fazer uma reserva no teatro;
  • Exprimir uma restrição;
  • Compreender uma apresentação de restaurante;
  • Encomendar, exprimir a sua satisfação ou descontentamento no restaurante;
  • Referir lembranças do passado;
  • Comparar uma situação antiga e uma actual;
  • Descrever um alojamento e transformações;
  • Indicar a função de uma divisão;
  • Situar um evento no tempo;
  • Procurar alojamento: compreender um pequeno anúncio imobiliário;
  • Compreender / Pedir informações acerca de um alojamento e condições de arrendamento;
  • Falar das suas relações com co-arrendatários;
  • Identificar diferenças de comportamentos;
  • Compreender / Exprimir proibições e recomendações.

Metodologia

Aulas teórico-práticas de 4 horas semanais distribuídas ao longo de 15 semanas, perfazendo assim 60 horas. As diferentes sessões serão sempre desenvolvidas à volta de uma temática com suportes variados que mobilizem sempre as competências de comunicação escrita e oral, de compreensão e expressão.

  • Exercícios de compreensão oral (audição e/ou visionamento de materiais sonoros diversos); jeux de rôle (simulação de situações comunicativas contextualizadas); exercícios de pronúncia e distinção fonética;
  • Exercícios de compreensão escrita (através de documentos escritos (semi-) autênticos diversos); exercícios de sistematização gramatical e/ou lexical, promovendo sempre o recurso a estratégias de aprendizagem ligadas à observação e reflexão que conduzem progressivamente à autonomia; exercícios de produção escrita (desde o simples preenchimento de fichas de dados pessoais à construção de frases simples e pequenos textos como notas breves ou postais).

Bibliografia

Para além do material fornecido ao longo das aulas pelo professor, sugere-se a aquisição do seguinte manual:

BERTHET, A., HUGOT, C., KIZIRIAN, V., SAMPSONIS, B., WAENDENDRIES, M., Alter ego 1 – Méthode de français. HACHETTE Livre, Paris, 2006.

Gramáticas sugeridas:

- BOULET, Roxane et ali. Grammaire expliquée du français - niveau débutant. Clé international, 2009; ou
- GRÉGOIRE, Maïa. Grammaire progressive du français - niveau débutant. Clé international, Paris / Porto Editora, Porto, 2003.

Dicionários unilingues:
- Le Robert mini; ou
- Larousse de poche.

Avaliação

  • Participação oral nas aulas;
  • Trabalhos práticos / escritos a realizar na aula;
  • Trabalhos de casa;
  • Teste escrito final.

Caso obtenha entre 8 e 9,4 valores na prova escrita, o aluno poderá realizar uma prova oral que, nesse caso, terá um peso de 50% da nota final.

Inscrições 1º semestre

Diploma

Objetivos

  • Ser capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentemente utilizadas relacionadas com áreas de prioridade imediata (por exemplo, informações pessoais e familiares simples, compras, meio envolvente, trabalho);
  • Comunicar em tarefas simples e habituais que requerem apenas troca de informações simples e directa sobre assuntos familiares e habituais;
  • Descrever com meios simples a sua formação, o seu meio envolvente e referir assuntos que correspondam a necessidades imediatas.

Horário

Duração: 60 horas | de 14 de outubro de 2017 a 3 de fevereiro de 2018

Carga horária: 4h por semana

Horário: 9h30 às 13h30 (Sábado)