Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Espanhol A1 (Iniciação)

Destinatários

Pessoas interessadas no estudo da Língua e Cultura Espanholas

Metodologia

O método a utilizar consistirá em actividades teórico-práticas que permitam a fixação e o desenvolvimento dos conteúdos programáticos: expressão oral e escrita, compreensão oral e escrita.

Programa

CONTEÚDO GRAMATICAL
ARTIGO, SUBSTANTIVO E ADJECTIVO
- O artigo, género e número
O VERBO: INDICATIVO REGULAR E IRREGULAR
- Presente
- PretéritoPerfeito
- Indefinido
FORMAÇÃO DOS VERBOS GUSTAR E ENCANTAR
PRONOMES
- Pessoais, reflexivos, possessivos, interrogativos e numerais

CONTEÚDO LEXICAL
- Dados pessoais
- Dias da semana, meses, estações
- Os números
- As horas
- Países e capitais mais conhecidos
- Cores
- Indicadores espaciais e temporais
- También / tampoco / a mí sí / a mí no.
- Muy / mucho / bastante / poco

CONTEÚDO FUNCIONAL
- Cumprimentar e despedir-se
- Apresentar-se. Perguntar o nome, nacionalidade, etc.
- Descrever física e psicologicamente alguém
- Expressar gostos
- Aspecto formal e informal do diálogo
- Falar ao telefone.

CONTEÚDO FONÉTICO E GRAFEMÁTICO
- Sistema vocálico e consonântico do espanhol (soletrar)
- Entoação das orações declarativas, afirmativas e interrogativas
- Regras elementares de ortografia

CONTEÚDO CULTURAL
- Países de língua espanhola
- Divisão geográfica de Espanha
- Diversidade linguística espanhola
- Horários e costumes dos diferentes países
- Tipos e formas de saudação

Bibliografia

- ALONSO RAYA, R. et al (2009). Gramática Básica del Estudiante de Español. Barcelona: Difusión.
- ÁLVAREZ MARTÍNEZ, M. A. (coord.) (2000). Sueña 1, Libro del alumno y Libro de ejercicios. Madrid: Anaya.
- ARRIBAS y CASTRO (1991). Preparación diploma básico de español. Madrid: Edelsa.
- CASTRO, F. (1998, 2ª ed.). Uso de la Gramática Española. Madrid: Edelsa.
- CENTELLAS, A. (1999). Manual de español para extranjeros, Nivel Elemental. Madrid: Edinumen.
- FERNÁNDEZ, J. et al. (1999). Curso Intensivo de Español, Ejercicios Prácticos, Niveles Elemental e Intermedio. Madrid: Sgel.
- GONZÁLEZ HERMOSO, A. (1997). Gramática de Español Lengua Extranjera. Curso Práctico. Madrid: Edelsa.
- MARCOS GONZÁLEZ, B. y C. LLORENTE VIGIL (1997, 2ª ed.). Los Verbos Españoles. Salamanca: Ediciones Colegio de España.
- MATA COIMBRA, O. y I. COIMBRA (2000). Gramática Activa I. Lisboa: Lidel.
- MILANI, E. (1999). Gramática de Espanhol paraBbrasileiros. São Paulo: Saraiva.
- MORENO, C. et al (2009). enGramática – Ejercicios de Español. Porto: Porto Editora.
- RUBIO, P. (1990). Verbos españoles conjugados. Madrid: Sgel.
- SANZ JUEZ (1999). Prácticas de léxico español para hablantes de portugués. Madrid: Arco.
- SARMIENTO, R. y A. SANCHEZ (1989). Gramática básica del español. Madrid: Sgel

Inscrições 1º semestre

Diploma

Objetivos

  • Iniciar o aluno no estudo das componentes morfossintáctica, fonética, lexical e funcional do espanhol para estrangeiros, num nível básico de língua;
  • Iniciar o aluno nas quatro destrezas comunicativas: compreensão e expressão escritas e compreensão e expressão orais;
  • Colocar o aluno em contacto com situações linguísticas reais.

Horário

Duração: 60 horas| de 21 de outubro de 2017 a 10 de fevereiro de 2018

Carga horária: 4h por semana

Horário: 9h30 às 13h30 (Sábado)

Local: Sala 15 (cave)

Formador

Lourdes González