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Educação Especial - Domínio da Visão

O curso de formação especializada em educação especial no domínio da Visão procura qualificar para o exercício de funções de apoio, acompanhamento e integração socioeducativa de indivíduos com necessidades educativas especiais (NEE).

Este curso está organizado de forma a proporcionar aos formandos uma especialização no domínio oferecido, a saber, problemas de visão. Este domínio corresponde a uma das vertentes definidas pelo Ministério da Educação na organização das áreas de intervenção e colocação dos educadores / professores de Educação Especial no sistema educativo.

O curso será sujeito à acreditação junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Pelo que,a sua conclusão  com aproveitamento irá conferir um diploma de formação especializada no domínio referido, que habilita para o exercício de funções no âmbito da Educação Especial. De igual modo irá revelar para a progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário e Professores de Educação Especial com 10 créditos.

 

Edição:2013/2014: acreditada com o registo: CCPFC/CFE-2811/13

Diploma

Objetivos

  • Reafirmar e reforçar a filosofia de educação de crianças com NEE numa perspectiva de escola inclusiva.
  • Fomentar e desenvolver competências de trabalho em equipa.
  • Desenvolver competências de intervenção e mobilização de todos os agentes educativos, nomeadamente, pais, professores/educadores, técnicos e comunidade.
  • Capacitar os formandos para construir, adaptar e utilizar instrumentos de observação e avaliação na identificação de necessidades educativas especiais no domínio específico de formação.
  • Proporcionar competências para planificar e implementar as adaptações curriculares apropriadas às necessidades dos alunos e às características das instituições escolares.
  • Proporcionar o conhecimento e as competências necessárias à aplicação fundamentada das estratégias específicas de intervenção no domínio de especialização.

Plano de Estudos

As candidaturas para a 4.ª Fase do concurso de acesso decorrem de 6 de outubro até 30 de outubro de 2017 em: https://secretaria-virtual.esec.pt/cssnet/page

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);

b) Curriculum vitae;

c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);

d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar);

e) Formulário de Candidatura (disponível na plataforma);

f) Declaração tempo de serviço em Educação Especial (opcional)

g) Declaração tempo de serviço docente, ao abrigo do Decreto-Lei 95/97.

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

Candidatura

As candidaturas para a 4.ª Fase do concurso de acesso decorrem de 6 de outubro até 30 de outubro de 2017 em: https://secretaria-virtual.esec.pt/cssnet/page

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);

b) Curriculum vitae;

c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);

d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar);

e) Formulário de Candidatura (disponível na plataforma);

f) Declaração tempo de serviço em Educação Especial (opcional)

g) Declaração tempo de serviço docente, ao abrigo do Decreto-Lei 95/97.

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.