Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Educação de Adultos e Desenvolvimento Local

O presente Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local vem desenvolver, de forma mais aprofundada a formação e a investigação-acção que a ESEC tem vindo a desenvolver no quadro da licenciatura em Animação Socioeducativa.

As inter-componentes de Educação Adultos e do Desenvolvimento Local ganham relevo do ponto de vista académico como uma perspectiva de intervenção profissional apta a responder a desafios diversos que a actual sociedade do conhecimento nos coloca.

Assim, uma das mais importantes funções sociais da Animação Socioeducativa é a de promover de forma cooperativa, vontades e recursos, de maneira a desenhar respostas adequadas aos problemas dos grupos, comunidades e territórios.

O ‘local’ é, deste modo, entendido como um território organizado por projectos de intervenção trans-sectoriais e interdisciplinares que requerem uma visão integrada do seu próprio desenvolvimento e do projecto educativo que o fundamenta e alimenta.  

A Educação de Adultos, enquadrada numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida procura inserir-se na vida das comunidades dos seus participantes onde ganham significado as novas aprendizagens e a sistematização e conceptualização desenvolvidas a partir das competências adquiridas nos vários contextos de vida.

Procura-se, reciprocamente, desenvolver novos saberes e competências aprofundando saberes adquiridos em perspectivas, por vezes, mais escolares.    

É neste contexto que o presente curso de mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local tem como grande objectivo a intervenção social e está fortemente associado ao desejo de promoção de uma sociedade mais democrática.

Pretende-se, assim, dotar os estudantes com um conjunto de ferramentas conducentes à realização de actividades de estudo e de intervenção passíveis de fundamentar, regular e avaliar propostas de desenvolvimento de competências educativas integradas em processos de desenvolvimento local.   

A realização de um estágio no 2º ano, numa linha de investigação-acção insere-se numa perspectiva  profissionalizante que pretende responder aos desafios do mercado  de forma integrada quer do ponto de vista da Educação de Adultos (CNO) quer do Desenvolvimento Local (ADL, Autarquias, ONG...).

 

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

N.º do Processo: ACEF/1415/10072

Acreditado

Número de Anos de Acreditação: 3

Data da Publicação: 15-09-2016

 

Outras informações:

Regulamento da unidade curricular projeto/estágio

 
Coordenação do Mestrado

Nuno Manuel dos Santos Carvalho

Diploma

Objetivos

O presente Mestrado visa a aquisição de 120 ECTS’s distribuídos por quatro semestres dois correspondentes à parte curricular do Mestrado que conduzirá à realização de um curso de especialização conducente à aquisição de um Diploma de Especialização em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local, implicando um tempo de trabalho do estudante correspondente a 60 ECTS’s. A segunda parte, desenvolvendo-se, sobretudo no 2º semestre de estudos a partir da realização de um projecto de investigação-acção integrando um estágio profissional com defesa ública do respectivo relatório.  

Procura responder aos seguintes objectivos: 

  1. Habilitar os estudantes para a realização de actividade de investigação passíveis de fundamentar propostas, regulação ou avaliação – de produtos e de processos – de actividades em contextos de Educação de Adultos e Desenvolvimento Local;
  2. Desenvolver capacidades de auto-reflexividade e pensamento crítico produzindo conhecimento no âmbito do paradigma da Investigação-Acção;
  3. Realizar actividades de reconhecimento, validação e certificação de competências a nível da educação básica.
  4. Conceber, planificar, implementar e avaliar acções e projectos de educação de adultos em contextos formais e não formais.
  5. Desenvolver uma Escola de conhecimento avançado que contribua para um entendimento significativo e inovador sobre as relações e articulações entre a Educação de Adultos e o Desenvolvimento Local.

Plano Curricular

Candidatura

O presente curso não vai funcionar no ano letivo 2017/2018.

 

Nota:

Caso ainda não tenha concluído a Licenciatura e pretende candidatar-se a Mestrado, deverá contatar o Gabinete de Mestrados da ESEC por e-mail (mestrados@esec.pt)

 

Regimes de Candidatura:

  • Candidatura a Mestrados;
  • Reingresso nos Cursos de Mestrado (Para alunos que já frequentaram o Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local);
  • Candidatura a Mestrados para Licenciados pelo Instituto Politécnico de Coimbra em 2016/2017.

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);
b) Curriculum vitae;
c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no formulário de candidatura ou outros documentos comprovativos dos dados mencionados no curriculum vitae (outros elementos);
d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar);
e) Formulário de Candidatura.

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital” disponível nesta página.

 

     

Destinatários

Podem candidatar -se ao mestrado:

a) Os titulares do grau de licenciado ou equivalente legal conferido por instituição de ensino superior nacional nas áreas de Animação Socioeducativa, em Animação Sociocultural, em Educação Comunitária e em Educação Social; licenciado em Ciências da Educação, Sociologia, Antropologia e Psicologia e noutros cursos no âmbito das Ciências Sociais e Humanas; licenciado em Turismo, Teatro, Desporto e Lazer, Comunicação, Ensino ou em áreas afins;

b) Os titulares de um grau académico superior estrangeiro, ou equivalente legal, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um estado aderente a este processo, nas áreas de Animação Socioeducativa, Animação Sociocultural, Educação Comunitária, Educação Social Educação de Adultos e/ou Desenvolvimento Local ou em áreas afins;

c) Os titulares de um grau académico superior, nacional ou estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESEC, como satisfazendo os objetivos do grau de Licenciado nas áreas acima referidas.

d) Os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido, pelo conselho técnico-científico da ESEC, como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos.

O reconhecimento a que se referem as alíneas b), c) e d) tem como efeito apenas o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de Mestre e não confere ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.