Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Comunicação Digital. Otimização para motores de busca e redes sociais

Apresentação

O Search Engine Optimization (SEO) é uma área específica do web-marketing, a qual tem sido responsável pelo desenvolvimento de estratégias e de técnicas capazes de promover a melhoria da posição de um site nos resultados de pesquisa de forma orgânica.

Esta técnica permite incrementar a frequência das denominadas “visitas” às páginas web e desse modo atingir potenciais novos clientes, de forma mais económica; permite também gerar um tráfego de alta qualidade, uma vez que tende a ser mais segmentado; por último, permite igualmente atingir um índice de conversão mais elevado (por comparação com outras técnicas, por exemplo o banner, a qual gera acréscimos na ordem das cinco vezes mais de visitas). Acredita-se que o algoritmo de indexação e ordenação do Google é influenciado por mais de 200 factores.

O objectivo genérico do curso é o de facultar aos formandos informação e conhecimentos que os habilitem a perceber alguns dos supra referidos factores para, desse modo, construírem uma estratégia de comunicação digital de sucesso, onde os websites possam ser melhor posicionados no motor de busca Google.

 

Objetivo geral

Dotar os formandos de conhecimentos que permitam gerir, monitorizar e optimizar a presença online da empresa: no website e nas redes sociais (com particular destaque para a rede social Facebook).

 

Programa

Conteúdos programáticos

• O que é o SEO

• Como é que o Google funciona

• Análise da concorrência

• Pesquisa e análise de palavras-chave

• Marketing de conteúdo e Link Building

• Optimização on-page

• Optimização off-page

• Técnicas de SEO em redes sociais

• Monotorização e criação de relatórios

• A confiança on-line, a percepção dos benefícios e riscos nas transacções em websites.

• Boas práticas e recomendações

 

Avaliação

O curso será eminentemente prático, sendo que ao longo das sessões se analisarão vários casos de modo a incentivar a participação presencial na resolução de exercícios e/ou na produção de respostas a propostas de actividades num fórum a disponibilizar no moodle.

No final, realizar-se-á um trabalho prático com o objectivo de analisar um projecto online ao nível dos principais factores da optimização para Motores de Busca (SEO): identificar erros/más práticas e propor melhorias/soluções.

 

Material

Necessário trazer portátil.

 

Condições de frequência

• O curso terá a duração de 24 horas presenciais;

• Será desenvolvido em regime pós-laboral aos sábados (das 9h30 às 13h30);

• Para efeitos de organização das sessões de formação, os candidatos deverão levar um computador portátil;

• O número de vagas é limitado a 25, sendo as candidaturas aceites por ordem de inscrição;

• Em função da procura, poderá eventualmente ser organizada mais do que uma edição do curso.

• No final do curso será emitido um certificado de formação, correspondente a 24 horas teórico-práticas (3 créditos ECTS)

 

Destinatários

• Estudantes das licenciaturas ou dos mestrados nas áreas genéricas da Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Comunicação e Design Multimédia, Turismo, Animação Socioeducativa, Arte e Design, Música, Teatro.

• Estudantes de outros cursos superiores ou de outras licenciaturas onde a natureza da formação proposta possa ser entendida como um factor de valorização profissional.

• Licenciados à procura de uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ou activos em exercício de actividade onde este conhecimento possa ser relevante.

 

Formadores

Mestre Sara Santos (20 horas)

Desde 2010 que colabora com o PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção como Coordenadora de Marketing, sendo responsável pela dinamização do portal das tecnologias de produção. É consultora freelancer em marketing digital para empresas nacionais e internacionais, nomeadamente para a marca ZARA (SEO para a loja online portuguesa). Licenciada em Comunicação Organizacional pela ESEC, pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM. Mestre em Marketing e doutoranda em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Formadora certificada em Marketing Digital pelo Digital Marketing Institut (Irlanda).

Doutor José Pedro Silva (4 horas)

Docente nas licenciaturas de Comunicação Social e Comunicação Organizacional e nos cursos de mestrado de Comunicação Social (Novos Media) e Marketing e Comunicação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

 

Coordenação

José Pedro Silva (ESEC)

 

Inscrições

Este curso já não tem inscrições abertas.

Diploma

Objetivos

  • Compreender o modo como os motores de busca funcionam;
  • Identificar e implementar acções de optimização em sites, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico nos motores de pesquisa;
  • Analisar e avaliar acções de white and black hat em SEO;
  • Compreender e otimizar a presença em redes sociais (essencialmente Facebook e Youtube) em consonância com o posicionamento do website.

Horário

Duração: 24 horas | de 21 de setembro a 26 de outubro de 2017

Carga horária: 4h por dia

Horário: 18h30 às 22h30

  • 21 de setembro de 2017
  • 28 de setembro de 2017
  • 3 de setembro de 2017
  • 12 de outubro de 2017
  • 19 de outubro de 2017
  • 26 de outubro de 2017

Formador

Sara Santos | José Pedro Silva