Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
A ESEC
Estudar
Investigar / Transferir
Menu secundário

Comunicação de Tendências e Coolhunting

O curso abrange as áreas de conhecimento das ciências da comunicação e da cultura, do design, da gestão da marca, do marketing, da psicologia e da sociologia.

A abordagem a seguir assenta, numa primeira fase, no conhecimento do contexto das macro tendências, na evolução do mercado, nas alterações do comportamento do consumidor. Posteriormente a metodologia passará por conduzir o estudante, passo-a-passo, para a identificação, mapeamento e utilização de cada um dos insights no processo da gestão do design e do marketing ao nível do produto, da comunicação e da marca.       

 

Saídas profissionais

  • Responsáveis de comunicação estratégica e/ou comunicação corporativa em empresas e organizações públicas.
  • Profissional de agências de comunicação (account e criativos).
  • Formação específica no campo da investigação das ciências da comunicação e do marketing.
  • Analista de tendências e/ou cool hunter.
  • Forecaster em comportamento de consumo.

 

Coordenação do curso

Prof. Doutor João Morais (CCOM) – jmorais@esec.pt 

Genericamente: os interessados pelo tema das tendências e do comportamento do consumidor.

Especificamente:

  • Pessoas dispostas a fazer uma reconversão profissional (sociólogos, psicólogos e de outros domínios das ciências sociais).
  • Profissionais das ciências da comunicação e cultura, do marketing, da gestão e designers quer pretendem ter a visão das macros tendências, do cool hunting e do comportamento do consumidor e que pretendem a integração na sua realidade profissional

Plano Curricular

Candidatura

As candidaturas para a 4.ª Fase do concurso de acesso decorrem de 6 de outubro até 30 de outubro de 2017 em: https://secretaria-virtual.esec.pt/cssnet/page 

 

Os diplomados e atuais alunos da ESEC com pelo menos 120 ETCS aprovados poderão efetuar a candidatura pelo regime “Pós-Graduações de Complementaridade” (para mais informações consultar Despacho N.º5/2015 - P4, disponível em: https://www.esec.pt/pagina.php?id=261)

 

No processo de candidatura devem ser anexados:

a) Documentos comprovativos das habilitações de que o candidato é titular, com informação das classificações finais (no caso de documento estrangeiro, o candidato deverá apresentar, também, a respetiva tradução);

b) Curriculum vitae;

c) Documentos comprovativos das informações fornecidas no curriculum vitae (opcional);

d) Digitalização do IBAN (para que possam ser devolvidos os montantes pagos caso o curso não venha a funcionar).

 

Para informações relativas a elegibilidade, taxas e propinas, calendários de candidatura e datas de funcionamento por favor consultar o documento “Edital”disponível nesta página.

 

Destinatários

Genericamente: os interessados pelo tema das tendências e do comportamento do consumidor.

Especificamente:

  • Pessoas dispostas a fazer uma reconversão profissional (sociólogos, psicólogos e de outros domínios das ciências sociais).
  • Profissionais das ciências da comunicação e cultura, do marketing, da gestão e designers quer pretendem ter a visão das macros tendências, do cool hunting e do comportamento do consumidor e que pretendem a integração na sua realidade profissional