Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu
Image

"Sonho de uma noite de verão" pelos alunos de Teatro e Educação

Friday, 10 January, 2020

 23 de janeiro a 1 de Fevereiro 2020, Oficina Municipal do Teatro

Os alunos do 3º ano da licenciatura em Teatro da Educação da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra levam a palco Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare, no dia  23 de janeiro, na Oficina Municipal de Teatro.

A peça, que estará em cena até 1 de fevereiro, é uma coprodução da ESEC com o Teatrão e insere-se no âmbito da unidade curricular de Projeto de Intervenção.

Sonho de uma noite de verão é uma comédia onde “amar se torna o último ato de resistência perante as tribulações de um mundo que se arrisca a sucumbir ao medo”.

A guerra com as Amazonas terminou, mas a cidade de Atenas ainda recupera. Para assinalar o final do conflito, Teseu, duque de Atenas, planeia o seu casamento com Hipólita, a rainha amazona. Na floresta outro conflito dilata entre Oberon e Titânia, os monarcas do mundo mágico, sobre a custódia de um príncipe vindo da Índia. Na véspera do casamento quatro jovens atenienses desalinhados com o amor fogem para a floresta onde um grupo de atores ensaia uma peça de teatro para apresentar ao duque e à sua noiva. Durante a madrugada nada corre como planeado.

Sinopse

Em Atenas, o medo é soberano. Na cidade, os preparativos para o casamento do duque Teseu com Hipólita são joguetes da tirania e repressão que despontam por todo o lado. Na floresta, as fadas e duendes desesperam: a disputa de Titânia e Oberon, monarcas do mundo mágico, pela guarda de um menino, não tem desenlace à vista. 

O mundo parece condenado a continuar às avessas, mas a lua nova conspira no horizonte: quando quatro jovens desalinhados com o amor e uma trupe de artesãos às voltas com uma peça de teatro rumam à floresta, o solstício faz surgir a possibilidade de uma revolução. Nesta comédia de William Shakespeare, amar torna-se o último ato de resistência perante as tribulações de um mundo que se arrisca a sucumbir ao medo.

William Shakespeare

 (1564-1616) é, provavelmente, o nome mais  sonante da História do Teatro. Conhecido do grande público por obras como Hamlet Romeu e Julieta e, o ator, dramaturgo e diretor teatral, nascido em Inglaterra, ganhou por direito próprio o título de Imortal Bardo do mundo ocidental. A sua obra, de carácter eminentemente popular, é intemporal: as suas perceções sobre o amor, o poder, as relações humanas e todos os grandes temas da nossa existência, são-nos, ainda hoje, tão arrebatadoras como o foram na sua época. Diante de Shakespeare, temos a sensação de estarmos perante alguém que sabe mais sobre nós do que nós mesmos; e as suas personagens e situações dramáticas revelam-nos, com a nitidez que se reconhece à mestria e ao puro génio, os mais íntimos e profundos pulsares que regem as nossas vidas.

Ficha Técnica e Artística

Título: Sonho de Uma Noite de Verão 

Texto do grupo, a partir da obra de William Shakespeare

Interpretação: Ana Pereira, Ana Sá, Ana Mendes, Beatriz Franco, Carlos Vieira, Catarina Andrade, Catarina Arteaga, Catarina Bento, Daniela Silva, Fábio Saraiva, Juliana Roseiro, Mariana Rochina, Micaela Pinto, Pedro Matias, Ricardo Pereira, Rita Alves e Teosson Chau

Direção: Pedro Lamas

Assistência: Carolina Andrade;

Desenho de Luz: Jonathan de Azevedo;

Apoio ao Movimento: Cristina Leandro;

Apoio Vocal: Cristina Faria;

Cenário e Adereços: Carlos Vieira, Fábio Saraiva e Ricardo Pereira;

Figurinos e Guarda-Roupa: Catarina Andrade, Pedro Matias e Teosson Chau;

Grafismo: Paul Hardman (Teatrão);

Fotografia: Carlos Gomes (Teatrão);

Direção de Produção: Isabel Craveiro (Teatrão);

Direção Executiva: Ana Sá, Ana Pereira, Mariana Rochinha e Rita Alves;

Comunicação: Ana Mendes, Beatriz Franco e Catarina Bento;

Operação de Luz: Beatriz Antunes e Matilde Martinho (ESEC);

Classificação Etária: M/ 12 anos

Produção: ESEC em Co-Produção com o Teatrão (2020)

Agradecimentos: Beatriz Antunes, David Meco, Diogo Manaia, Eng. Vítor Pais, Eva Freire Tiago, Maria Aline Antunes, Marta Silva, Matilde Martinho, Rodrigo Gonçalves.

Informações e Reservas: O Teatrão |Oficina Municipal do Teatro |TLF. 239 714 013 |TLM. 912 511 302 |info@oteatrao.com

segunda a sábado às 21h30
domingo às 17h
Publico geral: 4€
Comunidade ESEC: 1€

‹ Back