Projeto Viajar com Livros

Entre os dias 12 de maio e 18 de junho 2021 será dinamizada, pela Docente Sofia Gonçalves, a IV Edição do Projeto Viajar com Livros.

sessão inaugural decorrerá no dia 12 de maio, pelas 12h00 (Portugal)/ 10h00 (Cabo Verde), em formato online, e o Projeto decorrerá, entre 13 de maio e 18 de junho 2021, nas escolas de Cabo Verde com a participação de 60 fantásticos/as Contadores/as de Histórias, entre os quais se destacam os/as alunos/as de Educação Básica e Teatro e Educação da ESEC.

Pensar a Escola enquanto lugar de decisão e de gestão curricular é pensar a prática pedagógica enquanto atividade de investigação e de intervenção para a mudança. Considerando a Escola uma instituição que não se esgota na instrução e que tem de ampliar o seu papel na formação de leitores, desenvolve-se o Projeto Viajar com Livros.

Projeto Viajar com Livros, coordenado pela Docente Sofia Gonçalves desde 2009 em Cabo Verde, visa criar Bibliotecas Escolares nas várias ilhas do arquipélago. Este projeto nasceu com o apoio e colaboração da empresa Mota-Engil, aquando da sua intervenção no porto de Palmeira na ilha do Sal.

Ao longo das edições que foram realizadas, o projeto contou com vários parceiros como a Embaixada de Portugal em Cabo Verde, Mota- Engil, Ministério da Educação de Cabo Verde, Escolas Portuguesas e Cabo Verdianas, Rede de Bibliotecas Municipais e, mais recentemente, juntaram-se as instituições Unesco, o Plano Nacional de Leitura de Cabo Verde, a Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, a Fundação Manuel António da Mota e o KINDER (CES).

Sem qualquer tipo de financiamento, apenas com uma grande paixão pela Educação, este projeto tem conseguido mover “ilhas e oceanos” e alcançado os grandes objetivos:
1. Criar espaços de leitura (bibliotecas escolares e cantinhos de leitura);
2. Promover o gosto pela leitura nos alunos das escolas do 1.º Ciclo de Cabo Verde;
3. Contribuir para a formação de cidadãos, permitindo a todos o acesso às informações e à perceção das imensas possibilidades de que dispõe um ambiente como a biblioteca, num contexto de conhecimento, sabedoria e informação;
4. Despertar as crianças para o gosto e interesse pela leitura, transformando a biblioteca num local onde a educação, o ensino e o lazer poderão encontrar-se;
5. Conhecer várias formas de expressão da linguagem;
6. Despertar a curiosidade para pesquisa de assuntos variados com o objetivo de transpor este conhecimento para outras áreas, adquirindo uma postura crítica, reflexiva e interativa.

Num momento em que o Mundo atravessa um enorme desafio, urge reinventarmo-nos nos mais variados contextos, mantendo ativos os vários eixos de intervenção dos processos educativos. O projeto Viajar com Livros, neste ano de pandemia, pretende chegar às escolas de Cabo Verde em formato digital, proporcionando momentos de leitura, escuta de histórias, interações com crianças e profissionais de educação de várias entidades de Portugal e Cabo Verde.