Escola Superior de Educação Politécnico de Coimbra
ESEC Politécnico de Coimbra
ESEC
Study
Research / Transfer
Secondary menu

Paisagem sonora em prol do planeta - Intervenção integrada no Programa Eco-Escolas da ESEC-IPC (Comemoração do Dia Eco Escola)

Tuesday, 30 April, 2019

No âmbito do desenvolvimento do plano de ação do Programa Eco-Escolas da ESE-IPC irá decorrer uma intervenção integrada, intitulada "PAISAGEM SONORA EM PROL DO PLANETA", a realizar no dia 30 de abril 2019 nos claustros da ESEC em duas sessões - às 11h00 e às 14h00.

A sociedade contemporânea, numa atitude não reflexiva, assume padrões de consumo rápido e descartável. Vivemos abstraídos/as do impacte que esta forma de estar, geradora de resíduos, tem no ambiente e na saúde humana. Temos o conhecimento, mas urge pensar e agir, pois somos elementos fundamentais no processo que torna possível a aplicação da tecnologia. Os resíduos produzidos podem ser reutilizados, ser usados para outros fins, ou ainda servir de matéria prima para gerar novos produtos.

Desta forma, permitimos que se afirme a lógica da economia circular na efetivação do princípio da conservação da matéria “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Gestos importantes para evitar a contaminação dos solos, da atmosfera e das águas estão ao alcance de cada um/a de nós, através de uma correta separação e gestão dos resíduos. Assiste-nos uma responsabilidade coletiva de intervenção, de cidadania ambiental, promotora de práticas mais sustentáveis nesta Escola Superior de Educação. Conscientes da problemática, e porque queremos ser uma Eco-Escola, vamos dar eco a esta preocupação, numa paisagem sonora com sentido, que nos desperte para a ação.

Uma chamada sonora convidará toda a comunidade da ESEC a reunir-se no pátio dos Claustros para, em conjunto, construirmos uma paisagem sonora a partir de materiais recicláveis que chame a atenção para os novos fenómenos climáticos que temos percebido estarem cada vez mais presentes no nosso quotidiano.

São todos convidados a participar, trazendo consigo, para o pátio, uma folha de papel (pode já ter sido usada), um saco de plástico, uma lata,…

Vamos “musicar” em prol do Planeta! Apareçam! 

‹ Back