Curso Breve de Comunicação Digital: Produção e Gestão de Conteúdos para os Media Digitais

O curso de formação incide sobre a produção criativa de conteúdos online e visa o desenvolvimento de competências analíticas e críticas sobre a qualidades dos conteúdos informativos online. Os participantes podem através deste curso aprender a utilizar ferramentas de produção de conteúdos para os meios de comunicação digitais, de modo a potencializarem a sua interação com os conteúdos das plataformas digitais. Serão usadas algumas estratégias para a criação de conteúdos, em consonância com as normas da ética e da deontologia dos media, assim como várias técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e algumas ferramentas de posicionamento de marca e/ou empresa.

Duração: 30 horas – 3 ECTS

Demonstração de interesse

Estudantes das licenciaturas ou dos mestrados nas áreas genéricas da Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Comunicação e Design Multimédia, Turismo, Animação Socioeducativa, Arte e Design, Música, Teatro. Estudantes de outros cursos superiores ou de outras licenciaturas onde a natureza da formação proposta possa ser entendida como um fator de valorização profissional. Licenciados à procura de uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ou ativos em exercício de atividade onde este conhecimento possa ser relevante.

• Conhecer o funcionamento dos motores de busca;

• Conhecer o funcionamento das principais plataformas de redes sociais e como beneficiar com a sua utilização;

• Adquirir conhecimentos, estratégias e ferramentas de otimização da presença online de organizações ou empresas;

• Identificar ações de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o posicionamento nos motores de pesquisa;

• Usar algumas ferramentas de produção, edição e análise de conteúdos;

• Saber definir um plano de conteúdos para os media digitais e concretizá-lo.

1. Criação e gestão de conteúdos para os diferentes meios de comunicação.

2. Gestão de redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube.

3. Conteúdos e formatos para site (texto, fotos, vídeo): ferramentas de produção e edição.

4. Importância da ética e deontologia dos media e o uso da criatividade como estratégia para inovar nas redes sociais.

5. SEO (Search Engine Optimization) para conteúdos.

6. SEO (Search Engine Optimization) para redes sociais

7. A confiança online, a perceção dos riscos e benefícios nas transações de websites.

8. Publicidade Online.

AVALIAÇÃO DO CURSO

O curso terá uma vertente prática muito acentuada, por isso, ao longo das sessões vão ser analisados vários casos para incentivar a participação no decorrer na modalidade de ensino. Por outro lado, será solicitado aos formandos a resolução de exercícios e aplicação de conhecimentos, através moodle. Finalmente, realizar-se-á um trabalho prático com o objetivo de compreender o nível de aprofundamento e integração nos conceitos desenvolvidos ao longo curso. Este trabalho consiste na aplicação dos conceitos SEO e na análise e criação criativa de conteúdos para as diferentes redes sociais.

Doutora Vera Cristina Vieira Ribeiro (26 horas)

Durante vários anos trabalhou como produtora e jornalista numa televisão regional espanhola. Seguiram-se alguns anos como docente da língua espanhola, em escolas públicas e privadas. E mais recentemente dedicou-se ao desenvolvimento e direção de estratégias de marketing em redes sociais, bem como conciliava essas funções com a de jornalista e investigadora. Atualmente, é docente nos cursos de Comunicação Social e Comunicação e Design Multimédia na Escola Superior de Educação de Coimbra. Licenciada em Comunicação pelo ISLA, V.N. Gaia, mestre em Produção Audiovisual, pela Universidade de Alcalá, em Madrid, Espanha. Doutora em Comunicação pela Universidade de Valladolid, em Espanha, título reconhecido pela Universidade do Minho, em Braga. Atualmente cursa o mestrado de Design pela London School of Design and Marketing

Doutor José Pedro Silva ( 4 horas)

Coordenador do curso e docente nas licenciaturas de Comunicação Social e Comunicação Organizacional, e nos cursos de mestrado em Comunicação Social – Novos Media e Marketing e Comunicação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

Caso tenha interesse solicitamos que preencha o Formulário.

 

As candidaturas serão realizadas no Nonio*:

  • Candidaturas: sem data definida
  • Lista de admitidos: sem data definida
  • Inscrições: sem data definida

Documentos a entregar: Cópia do cartão de cidadão

https://inforestudante.ipc.pt/ em Candidaturas / Cursos / Candidaturas – Outros Regimes / Nova Candidatura.

Critérios de seriação dos candidatos
A seriação seguirá rigorosamente a ordem de entrada das candidaturas.

Outras informações
O curso irá funcionar à distância, com um mínimo de 20 inscritos.
A inscrição só é válida após o pagamento da propina.
Caso o aluno desista não será devolvido o valor do curso.

Emolumento e propina

Propina:

  • 1. Para quem frequentou os 4 webinares de Comunicação na Era Digital: 55€
  • 2. Estudantes da ESEC: 65€
  • 3. Público em geral: 105€
  • Certificado: 15€ – ponto 3.7 da TE “certificado de cursos de formação contínua, cursos livres ou outras ações de formação”

Plano de pagamentos

As propinas podem ser pagas no ato de inscrição ou em duas prestações: a 1.ª no ato de inscrição e a 2.ª até dia 10 de junho.

O certificado será requerido e pago após a conclusão do curso via nonio.