E-book – Educação em Ciências: interações e desafios

Numa edição da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra (ESEC/IPC) foi publicado o e-book Educação em Ciências: interações e desafios, uma publicação que reúne trabalhos de investigação e relatos de práticas produzidos por docentes e investigadores/as do Ensino Básico, do Ensino Secundário e do Ensino Superior, apresentados e discutidos no XIX Encontro Nacional de Educação em Ciências e IV International Seminar on Science Education, organizado pela ESEC/IPC e pela Associação Portuguesa de Educação em Ciências – APEduC.

Esta obra tem como editores os/as docentes da Escola Superior de Educação do Politécnico de Coimbra, Filomena Teixeira, Ana Carolina Frias, Susana Silveira, Dulce Vaz e José Morgado e a docente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, Fátima Paixão.

O e-book está disponível para download.

LA PROGRESIÓN DEL APRENDIZAJE DE LOS CONCEPTOS DE SUSTANCIA, ESTRUCTURA Y REACCIÓN QUÍMICA EN RELACIÓN CON LA ESTRUCTURA CONCEPTUAL DE LA QUÍMICA
Aureli Caamaño Ros

ADAPTAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EM CONTEXTO DE PANDEMIA
José Paulo Cravino, Marta Isabel Afonso Neves

CONCEÇÕES SOBRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE DE ALUNOS DO 1.º E DO 2.º CICLOS DO ENSINO BÁSICO
Ana Rita Neto Ribeiro, Mónica Sofia Coelho Seabra

EXPLICITAÇÃO DO TRABALHO PRÁTICO EM MANUAIS ESCOLARES DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Sílvia Ferreira, Leonor Saraiva

CIÊNCIA CIDADÃ: EDUCAÇÃO EM ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Ana Teresa Neves, Diana Boaventura, Cecília Galvão

CONSUMO SUSTENTÁVEL DE PESCADO: COMO SENSIBILIZAR E PROMOVER NOVOS HÁBITOS EM ALUNOS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO?
Ana Rita Silva, Diana Boaventura, Vera Sequeira

EXPERIMENTAR CIÊNCIA: UM OLHAR SOBRE OS MANUAIS ESCOLARES
Katia Oliveira, Delmina Pires

O TRABALHO EXPERIMENTAL COMO ESTRATÉGIA PROMOTORA DO PENSAMENTO CRÍTICO EM CRIANÇAS DO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Maria de Castro, Sara Aboim, Cláudia Maia-Lima, Angela Couto

A COVID-19: UM CONTEXTO PARA A ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR NO ENSINO SECUNDÁRIO
Dorinda Rebelo, Maria Rodrigues, Jorge Bonito

INTERAÇÕES PEDAGÓGICAS EM TEMPO DE PANDEMIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO DE JOVENS E ADULTOS
Camile Mohana de Carvalho Conte, Jeane Cristina Gomes Rotta

NOVAS ABORDAGENS NO ENSINO DAS CIÊNCIAS: REALIDADE AUMENTADA, JOGOS OUTDOOR E DISPOSITIVOS MÓVEIS – O EXEMPLO DO EDUPARK
Lúcia Pombo

ATIVIDADES EXPERIMENTAIS E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM CALCULADORA GRÁFICA: ENSINO REMOTO DE FÍSICA
J. Jorge Teixeira, Armando A. Soares

O IMPACTO DOS CURSINHOS POPULARES NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS-PROFESSORES DE CIÊNCIAS NO BRASIL – CURSINHO ARTICULA VESTIBULAR DO ARTICUL@ÇÕES
Ariane Cristina de Oliveira Lima, Eliane de Souza Cruz

ALGUMAS LIÇÕES DOS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA SOBRE AS MULHERES DA CIÊNCIA
Alessandra Pavolin Pissolati Ferreira, Ana Maria de Oliveira Cunha, Elenita Pinheiro de Queiroz Silva

PARTICIPAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE PODCASTS COMO PROMOTOR NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO: UM TRABALHO COM ALUNOS DE 12.º ANO NA TEMÁTICA “PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E SUSTENTABILIDADE”
Inês Coimbra, Ainda Marques, Cláudia Faria

ARTICULA TECNOLOGIAS – A FORMAÇÃO TECNOLÓGICA DOS/PELOS FUTUROS ENGENHEIROS QUÍMICOS COM IMPACTO SOCIAL NA PANDEMIA
Wilson Hideki Hirota, Bruno Faccini Santoro, Débora Rodrigues Cordeiro, Thamara Sauini, Eliane de Souza Cruz

PERCEÇÃO DO CORPO DE PESSOAS IDOSAS: CONCEÇÕES DE FUTUROS/AS GERONTÓLOGOS/AS
Ana Frias, Filomena Teixeira

PROPOSTA DE DISPOSITIVOS PARA O ENSINO DA MISTURA DE CORES DA LUZ VISÍVEL
J. Jorge Teixeira, Lígia M. Teixeira, Armando A. Soares

OS GEOPARQUES E A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NÃO FORMAL
Maria Helena Henriques

PROJETO EDUCATIVO ESCOLA DA NATUREZA
Maria Leonor Ferreira Rodrigues Cruz

COMUNICAR CIÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO EXPLORATÓRIO: DO PRESENCIAL AO ONLINE
Alexandra Sequeira, Aurora Moreira, Catarina Reis, Paulo Trincão

ROBÓTICA EDUCATIVA NO ENSINO DAS CIÊNCIAS NATURAIS EM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM NÃO FORMAL
Rita Fernandes, António Barbot, Pedro Rodrigues

LABORATÓRIO MÓVEL DAS CIÊNCIAS: DESCOBRE E EXPLORA EM VISEU DÃO LAFÕES
Aurora Moreira, Catarina Reis, Paulo Trincão, Nuno Martinho

ESPAÇOS DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL EM TEMPOS DE PANDEMIA: VISITA VIRTUAL AO MELIPONÁRIO EMPAREDE
Marcela Cristina Depiante Barcelos, Isabel De Conte Carvalho de Alencar

OS TRILHOS COMO RECURSO DE EDUCAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTEXTO NÃO FORMAL
Joana Latas, Jaime Carvalho e Silva

PROJETO EDUCACIONAL DE CIÊNCIA CIDADÃ PVC E MUDANÇAS DE ATITUDES FACE À CIÊNCIA DE RAPAZES E RAPARIGAS
Araújo, J. L., Morais, C., Paiva, J. C.

TRILHA INTERPRETATIVA COM PERSPECTIVA DE PAISAGEM ACÚSTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA EM ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
Isabela Maria Seabra de Lima, Manuella Villar Amado

O MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DOCENTE: A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO PILOTO A PARTIR DO CONTEÚDO SISTEMA NERVOSO
Marina Cadete da Penha, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt

INCURSÕES NA PRÁTICA – PERCEÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES E EDUCADORES SOBRE O VALOR FORMATIVO DA INTERAÇÃO ENTRE CONTEXTOS FORMAIS E NÃO FORMAIS
Fátima Regina Jorge, Fátima Paixão

FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE DE UM CURSO PILOTO NO MUSEU DE CIÊNCIAS DA VIDA
Marina Cadete da Penha, Manuella Villar Amado, Athelson Stefanon Bittencourt

ESTATÍSTICAS DA ALIMENTAÇÃO: RELATO DE UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR ENTRE A MATEMÁTICA E AS CIÊNCIAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Bento Cavadas, Raquel Santos

AS ESTAÇÕES DO ANO NA VISÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: POSSIBILIDADES HÍBRIDAS E ATIVAS
Denis Eduardo Peixoto

REPLANTEAMIENTO DE LA PRÁCTICA: LA CAJA NEGRA DESDE UNA MODALIDAD DE APRENDIZAJE POR INVESTIGACIÓN ONLINE EN LA FORMACIÓN INICIAL DE MAESTROS
Juan-Francisco Álvarez-Herrero

ABORDAGEM CTSA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: UMA OFICINA SOBRE TIPOS DE SOLOS NO CONTEXTO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA
Emilly Lorenzutti Borghi, Gisele Ávila de Sousa, Ladiane Lopes de Vasconcelos, Manuella Villar Amado

ENSINAR MATEMÁTICA COM COMPREENSÃO NO CONTEXTO ANGOLANO: CONTRIBUTOS DUMA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES
Kengana Sebastião André João, Rosa Antónia Tomás Ferreira

A INTERDISCIPLINARIDADE EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
Ana Santiago, Natália Albino Pires, Maria do Rosário Castiço de Campos, Susana Silveira, Virgílio Rato

EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: AGIR NA COMUNIDADE EM TEMPOS DE COVID-19
Elisabete Linhares

O MEIO CO(N)VIDA: RELATO DE UMA PRÁTICA INTEGRADA DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE
Filomena Teixeira, Susana Silveira, Dulce Vaz, Ana Santiago, Catarina Cruz

AUTOSTEM NA FORMAÇÃO INICIAL DE EDUCADORES/AS E PROFESSORES/AS DOS 1º E 2º CICLOS: RELATO DE OFICINAS
Piedade Vaz-Rebelo, Graça Bidarra, Conceição Costa, Dulce Vaz, Anália Santos, Filomena Teixeira

IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS PARA FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Raimundo Audei Henrique Junior, Rayara Joice Paulino Carvalho, Maria da Conceição Vieira de Almeida

PERSPETIVAS DE PROFESSORES SOBRE A RELAÇÃO AFETIVA DOS ALUNOS COM AS CIÊNCIAS
Luís Dourado, Laurinda Leite

HABILIDADES DESENVOLVIDAS NO ENSINO EXPERIMENTAL: PERCEPÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Raimundo Audei Henrique Junior, Rayara Joice Paulino Carvalho, Maria da Conceição Vieira de Almeida

ENSINO DA GEOÉTICA: UM ESTUDO COM PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Alexandra Cardoso, Tiago Ribeiro, Clara Vasconcelos

QUE DIZEM OS PROFESSORES SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO PRÁTICO E EXPERIMENTAL E DA SUA APLICAÇÃO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO
José Manuel Carmo

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EM ÁFRICA: UM RETRATO ATRAVÉS DE REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Diana Soares, Betina Lopes, Isabel Abrantes, Mike Watts

EXPERIMENTOS E ENSINO DE FÍSICA: ESTUDO SOBRE INSTRUMENTOS E POSSIBILIDADES DIDÁTICAS
Ricardo Costa Dobrowisch, Eugenio Maria de França Ramos

OS EFEITOS DE UMA ABORDAGEM STEM NO CK E NO PCK DE FUTUROS EDUCADORES E PROFESSORES DO 1.º E 2.º CICLOS
Marisa Correia, Mónica Baptista

ENSINO DE FÍSICA E JOGOS: O LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Lucas Massensini de Azevedo, Eugenio Maria de França Ramos, Bernadete Benetti

AS NARRAÇÕES MULTIMODAIS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO INICIAL
Vera Leandro, Alexandre Pinto, Sara Aboim

DESASTRES NATURAIS: CRIANDO VIDEOAULA COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE GEOCIÊNCIAS
Aline Mattos de Souza Marques, José Wilker Calatrone, Ladiane Lopes de Vasconcelos, Isaura Alcina Martins Nobre, Marise Lyra Silva Passos

ANALISANDO OS DESAFIOS DO USO DE UMA GALLERY WALK
Francisco Sampaio, Rosa Antónia Tomás Ferreira

O PAPEL DO AMBIENTE VIRTUAL NA RESOLUÇÃO COLABORATIVA DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS
Ana Rita Mendes, Rosa Antónia Tomás Ferreira

FÓSSEIS EM ROCHAS METAMÓRFICAS – APP AO SERVIÇO DO ENSINO DAS GEOCIÊNCIAS
Carla Marques, Carlos Barata, Isabel Abrantes, Elsa Gomes, Betina Lopes, Pedro M. Callapez

ATIVIDADES DE CIÊNCIAS DINAMIZADAS COM SUPORTE A TECNOLOGIA
Fábio Ribeiro, Pedro Almeida, Rui Vieira

GAMIFICAÇÃO E ROLE PLAYING GAMES NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS
João Perry, António Barbot, Pedro Rodrigues

PODCAST E ENSINO DE FÍSICA: SABERES TECNOLÓGICOS E A FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES
Diego Vieira da Silva, Eugenio Maria de França Ramos, Bernadete Benetti

APRENDIZAGEM BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO EAD: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS DO SÉC. XXI
Daniela Simões, Dorinda Rebelo, Teresa Bettencourt

“PASSE O ÁLCOOL AÍ”: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ABORDAGEM CTSA PARA DEBATER A IMPORTÂNCIA DO ÁLCOOL ETÍLICO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS
Emilly Lorenzutti Borghi, Fernanda Santana Santos, Gabriela Scoto Silva dos Santos, Gisele Ávila de Sousa, Renato Kohler Zanqui, Manuella Villar Amado

NO RITMO DAS CIÊNCIAS: O HIP HOP COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Maurício Vieira dos Santos, Paulo Gabriel Franco dos Santos, Jeane Cristina Gomes Rotta

¿HACER O REPRODUCIR CIENCIA? ESA ES LA CUESTIÓN. APLICANDO EL MÉTODO CIENTÍFICO EN LA REALIZACIÓN DE VIDEOEXPERIMENTOS
Juan-Francisco Álvarez-Herrero

O RECURSO AO ELEMENTO LÚDICO NA APRENDIZAGEM DAS EQUAÇÕES NO 7º ANO DE ESCOLARIDADE
Sara Araújo, Rosa Antónia Tomás Ferreira

O QUE PODEMOS FAZER PARA DIMINUIR O PLÁSTICO QUE USAMOS NO DIA A DIA?
Ana Almeida, Miguel Pessoa, Paula Cabrita, Susana Pereira

CIÊNCIAS NATURAIS: UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA GLOBAL
Manuela Rodrigues, Luísa Neves

TRABALHO POR PROJETO COM ESTUDANTES DE FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO BÁSICA, NO DOMÍNIO DA AÇÃO CLIMÁTICA
Susana Silveira, Filomena Teixeira, Filomena Martins

EDUCAÇÃO PARA A ECOÉTICA: ANÁLISE DE DOCUMENTOS ORIENTADORES DO ENSINO DAS CIÊNCIAS
Luísa Carvalho, Luís Dourado

A CATEGORIA TRABALHO COMO PRINCÍPIO ARTICULADOR DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DO SER SOCIAL, DA CIÊNCIA E DA EDUCAÇÃO
José Vieira do Nascimento júnior, Edilson Fortuna de Moradillo, Viviana Oliveira Mateus

APRENDIZAGEM COOPERATIVA E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS NO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO
Odete Caetano, Ilda Freire-Ribeiro, Delmina Pires

IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO MAIA
Júlia Morgado, Lourdes Durana

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS DO CURRÍCULO PORTUGUÊS E APRENDIZAGENS PREVISTAS NO TIMSS 2019: ENCONTROS E DESENCONTROS
Patrícia Christine Silva, Ana V. Rodrigues, Paulo Nuno Vicente

NOVAS CONFIGURAÇÕES NAS RELAÇÕES DE GÉNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: UMA INVESTIGAÇÃO-AÇÃO COM DOCENTES E ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO
Marcus Vinicius de Paula Pereira Junior, Filomena Teixeira, Ana V. Rodrigues, Tatiana Galieta Nacimento

UM ESTUDO SOBRE A IDENTIFICAÇÃO E SEPARAÇÃO DE PIGMENTOS A PARTIR DE NOTÍCIAS JORNALÍSTICAS EM UM CONTEXTO DO CAMPO
Acácia Araújo de Assis, Wesley Pereira da Silva

CARACTERIZACIÓN DE REVISTA EUREKA SOBRE ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LAS CIENCIAS A TRAVÉS DE SUS EDITORIALES
José M. Oliva

REVISTA MULTIDISCIPLINAR: UM PROJETO EDITORIAL
Francisco Gil, Rute Rocha

IMPRIMIR SOLUÇÕES EM 3D
Bruno Gavaia, Catarina Ribeiro, António Barbot, Pedro Rodriguês

LA LUZ EN LA CIENCIA Y EL ARTE Y SUS TECNOLOGÍAS ASOCIADAS. APORTES DESDE LA HISTORIA DE LA CIENCIA Y LA TECNOLOGÍA A LA ENSEÑANZA Y DIVULGACIÓN DE LA ÓPTICA
Lisbeth Lorena Alvarado-Guzmán, Isabel Malaquias, Roberto Nardi

A DELPHI METHODOLOGY TOWARDS A PROFILE OF SCIENCE COMMUNICATORS AS LEADERS OF CHANGE
Joana Silva, Richard Hazenberg, Clara Vasconcelos

O PAPEL DA COAVALIAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO MATEMÁTICA ESCRITA
Daniela Freitas, Rosa Antónia Tomás Ferreira

POTENCIALIDADES DA ABORDAGEM DO TEMA DA POLUIÇÃO DOS OCEANOS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR
Ângela Oliveira Ribeiro, Catarina Serrano Pereira, Inês Antunes de Sá, Jacqueline Marie Ferreira Alves

INTEGRAÇÃO DA ÁREA CURRICULAR DE MATEMÁTICA NA ÁREA CURRICULAR DAS CIÊNCIAS NATURAIS: INTERPRETAÇÃO DE ANÁLISES DE SANGUE
Carolina Sol Ferreira, Vanessa Cristina Brísido de Jesus, Amélia Margarida Afonso Robalo

ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: ESTUDANDO A FERMENTAÇÃO A PARTIR DA PREPARAÇÃO DE PÃO, KEFIR E KOMBUCHA
Bebiana Caroline Moreno, Bernadete Benetti

OUTROS OLHARES, OUTRAS EXPRESSÕES, OUTROS SENTIDOS
Poema para Galileu – Rui Damasceno | A Ciência na poesia – Leocádia Regalo | Astrofotografia – Miguel Claro | A arte de salvar tubarões – Plasticus Maritimus – Ana Pêgo | Exposição “Sexismo – Repare nele, Fale dele, Acabe com ele” – Sílvia Maria Espada | Exposição Virtual: Alterações Climáticas, Violência Digital e Violência Doméstica – Sílvia Martinho | Música em Língua Gestual Portuguesa – Preservar a Natureza – Neuza Santana, Rafaela Cota Silva e Pedro Oliveira | Projeto AUTOMATA FOR STEM (Internacional) – Maria Piedade Vaz-Rebelo | Paisagem sonora em prol do planeta – Intervenção integrada no Programa Eco-Escolas da ESEC-IPC (Comemoração do Dia Eco Escola) – Cristina Faria, Susana Silveira e Dulce Vaz | Continentes e Regiões Mentais; Comemoração do dia Mundial da Dança 2021 – Insónia; Ao Domingo; «Anunciação» Poema de Miguel Torga; Música ao Centro «Canções de Aqui e de Agora» (música tradicional e popular, resgatada por Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira) – Cristina Faria (Coord.).