Logotipo IPC
    Escola Superior de Educação de Coimbra
Voltar à ESEC IPC

Brochuras

Colecção de Brochuras Pedagogia no Ensino Superior

(clique nos títulos para visualizar em formato PDF)

Pedagogia no Ensino Superior (01)

  • Método Expositivo;
  • Uso de Informação e Feedback para melhorar as práticas de ensino;

Pedagogia no Ensino Superior (02)

  • Princípios fundamentais para um planeamento curricular eficaz;
  • A construção de contextos de e-learning ou b-learning no ensino superior;

Pedagogia no Ensino Superior (03)

  • Estilos de aprendizagem e ensino;
  • Aprendizagem colaborativa: uma proposta ao serviço de uma aprendizagem profunda.

Pedagogia no Ensino Superior (04)

  • El crédito europeu: Un nuevo modo de concebir la formación en la Universidad
  • Os Surdos e a Educação no Ensino Superior: Estratégias de Ensino-Aprendizagem

Pedagogia no Ensino Superior (05)

  • Actividades e trajectos exploratórios da Oralidade no Ensino do Português Língua Estrangeira
  • Colaboração e reflexão: Mecanismos de uma avaliação transformativa

Pedagogia no Ensino Superior (06)

  • Shaping University Culture: Challenges and opportunities for leaders in Higher Education
  • Plagiarism: key issues and pedagogical strategies

Pedagogia no Ensino Superior (07)

  • The University’s role in developing rights and social equity
  • ‘In theory, yes; in practice, no’: Is this the reality of Education for Citizenship in Higher Education

Pedagogia no Ensino Superior (08)

  • Uma Proposta para a promoção da competência de síntese a partir de várias fontes em contexto académico
  • A pedagogia no ensino superior: indagar para transformar

Pedagogia no Ensino Superior (09)

  • Democratização do ensino superior e exigência científica
  • O Programa Nacional de Ensino do Português na ESEC: cooperação, renovação e produção de conhecimento no 1º Ciclo do Ensino Básico

Pedagogia no Ensino Superior (10)

  • Desenvolvimento psicossocial do estudante do ensino superior: O contributo de Arthur Chickering
  • PBL – Problem Based Learning (Aprendizagem por resolução de problemas)

Pedagogia no Ensino Superior (11)

  • Academic fraud in higher education: how to solve the problem and ensure integrity
  • Cultural extension and the integration of Incoming Erasmus students at the ESE Porto

Pedagogia no Ensino Superior (12)

  • Pedagogy Embedding in a Learning Management System – The ADAPT Project
  • University Students, Emergent Adulthood and Professional Choices: implications for research and intervention

Pedagogia no Ensino Superior (13)

  • A Educação Médica baseada na simulação e em simuladores
  • Vivências E Satisfação Académicas Em Alunos Do Ensino Superior

Pedagogia no Ensino Superior (14)

  • O Plano FEP – Uma experiência formativa entre a Continuidade e a Inovação
  • Planificação curricular e inclusão educacional. As percepções dos alunos universitários no Brasil e em Espanha

Pedagogia no Ensino Superior (15)

  • Building an Industry-Aware Master Curriculum in Engineering – the Master in Embedded Systems
  • Preparing teachers for multiculturalism: Are we going beyond the surface?

Pedagogia no Ensino Superior (16)

Implementing active citizenship in the curriculum of
teacher training education – The XIOS Story
Arjan Goemans & Inge Plackl̩ РXIOS University College Limburg, Belgium
Prática Profissional em Gerontologia
Margarida de Melo Cerqueira РEscola Superior de Sa̼de da Universidade de Aveiro. Unidade de Investiga̤̣o e Forma̤̣o sobre Adultos e Idosos;
Jos̩ Marques Alvarelḥo РEscola Superior de Sa̼de da Universidade de Aveiro;
José Guinaldo Martín – Secção Autónoma de Ciências da Saúde da Universidade de Aveiro. Unidade de Investigação e Formação sobre Adultos e Idosos.
  • Implementing active citizenship in the curriculum of teacher training education – The XIOS Story
  • Prática Profissional em Gerontologia

Pedagogia no Ensino Superior (17)

  • Nótulas sobre a formação inicial de Professores do 1º CEB no domínio do Português
  • Educação Cooperativa: Andragogia

Pedagogia no Ensino Superior (18)

  • Ambientes que promovem o empreendedorismo no ensino superior – o caso do Instituto Politécnico de Setúbal
  • Promoção do ajustamento à carreira no ensino superior: o papel das atividades em grupo na sala de aula

Pedagogia no Ensino Superior (19)

  • Diferentes Integrações de Laboratórios Remotos em Cursos de Engenharia
  • Promoção de competências transversais e sucesso académico no ensino superior


____

Como colaborar

A colecção de Brochuras sobre Pedagogia no Ensino Superior é publicada pela Escola Superior de Educação de Coimbra em regime semestral (em Junho e em Dezembro), com versão on-line e eventual versão em papel.

A linha editorial desta publicação está centrada em artigos com fundamentação teórica e orientações práticas.

Os docentes interessados poderão apresentar para publicação textos originais ou apresentados em encontros científicos.

As propostas devem ser remetidas por e-mail usando o endereço electrónico:
opdes@esec.pt
Normas de apresentação dos textos: máximo 5000 palavras, letra Times New Roman, 12, espaço e meio, sem estilo. Referências bibliográficas de preferência apresentadas na norma APA.

How to collaborate?

We invite you to contribute with an article for the Booklet Series “Pedagogy in Higher Education”.

The main purpose of this collection it to provide novice teachers and others who want to improve and refresh their teaching methods with new approaches and methodologies with innovative and useful ideas about teaching and learning in higher education.

The articles should be practice-oriented and although rigorous and based on scientific theories and research evidence they should include orientations for teaching staff, teaching tips, strategies or methods that could be easily replicated or adapted.

Both domain specific and general articles are welcome. Case studies, examples of succeeded projects, the explanation of specific teaching methods, study planes and teaching tips are all interesting examples to include in the articles. These could be original contributions or unpublished congress papers.

Format style: Length between 4000-5000 words; Times New Roman 1,5 paragraph. APA reference style recommended.

Audience: teaching staff (university level).

The article can be sent to opdes@esec.pt

Deadlines

Booklets to be published by the end of July: 15th June
Booklets to be published by the end of December: 15th November