Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Sexta Feira • 28 de Abril de 2017  PT EN

 

PG - Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

 

Apresentação

 

As profundas alterações sociais, as mudanças na política de gestão organizacional das escolas, as alterações na carreira docente e as exigências das famílias face ao papel que a escola deve desenvolver, têm tido repercussão nas características actuais da conflitologia presente no contexto escolar e no aumento do número de situações e episódios conflituosos. Estas mudanças tornam fundamental a introdução, no contexto escolar, de novas práticas que desenvolvam, nomeadamente, o espírito de cooperação, o sentido de respeito pela diferença, o ideal de justiça equitativa, com vista à criação de  uma sociedade de paz e de um ambiente de bem estar na escola, a par da necessidade de introdução de estratégias de gestão positiva de conflitos. Alterar comportamentos nas relações interpessoais capazes de promover a resolução de conflitos através de sistemas que visam uma cultura de diálogo, tais como a Mediação, é, pois, uma necessidade cada vez mais urgente na escola dos nossos dias.

A Mediação, enquanto meio construtivo de resolução de conflitos, proporciona aos envolvidos um espaço ideal para promover, quer naqueles que desempenham o papel de mediadores, quer naqueles que como mediados trabalham em conjunto para a resolução dos seu problema, a capacidade de respeito mútuo, de comunicação assertiva e eficaz, de compreensão da visão do outro, de aceitação de uma diferente percepção da realidade. Na mediação tomam lugar central os processos de cooperação, a valorização do respeito e o reconhecimento do outro enquanto pessoa e ser total.

A missão da ESEC como escola de educação, associada à experiência da CONSENSUS (Associação para o Desenvolvimento dos Meios Alternativos de Resolução de Conflitos, entidade privada sem fins lucrativos) nomeadamente  no desenvolvimento de projectos de mediação entre pares, justificam a oferta formativa de uma pós-graduação numa área que é hoje uma necessidade reconhecida no panorama educativo português: a Mediação de Conflitos em Contexto Escolar.

Certificação:

Aos formandos que tenham obtido aprovação em todas as unidades curriculares, a ESEC atribuirá um diploma de Pós-Graduação em Mediação Escolar.

A ESEC apresentará o curso junto do CCPFC (Braga) para efeitos de creditação como formação contínua destinada a professores e educadores.

 


 

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on