Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Quinta-Feira • 23 de Fevereiro de 2017  PT EN

 

FEP > Programa

 

Programa

 

Este plano, de periodicidade bianual, renovável por iguais prazos de tempo, visará, através da formação docente, a melhoria das condições de ensino do Português no Ensino Pré-escolar, Ensino Especial,  e  no 1º e 2º ciclos de escolaridade.

O referido plano é regido por três princípios fundamentais:

a) a formação deverá realizar-se, preferencialmente,  no agrupamento de escolas que estabelece o Acordo de Cooperação ou, caso a proveniência geográfica  conjunta dos formandos assim o justifique, nas instalações da ESEC;

b) visará a utilização de metodologias sistemáticas e estratégias explícitas de ensino com aplicabilidade na  sala de aula;

c) a formação será ministrada pelo formador de ensino do Português (adiante designado FEP) do respectivo Agrupamento, mediante supervisão científica e pedagógica da ESEC.

Domínios científicos gerais da formação plurianual

Os domínios científicos da formação incluirão uma ou várias das seguintes áreas:

a)     Domínio do ensino da expressão escrita: O processo de aprendizagem da escrita; A produção de diferentes géneros de textos; A avaliação da expressão escrita;

b)     Domínio do ensino da leitura:  O ensino da decifração; O desenvolvimento da consciência fonológica; A aprendizagem de estratégias de compreensão; A formação de leitores e a literatura para a infância; A avaliação da leitura;

c)      Domínio da oralidade: O desenvolvimento da linguagem oral; O desenvolvimento do vocabulário nas crianças; O ensino do conhecimento explícito da língua;

d)     A utilização do computador como recurso de aprendizagem do Português.

Domínios científicos específicos  de formação para o ano lectivo  2010/2011

a)     O desenvolvimento da oralidade nas seguintes dimensões:

Parâmetros de desenvolvimento da linguagem oral; Determinantes de desenvolvimento; A relação interdependente entre a escolarização e a linguagem; A relação entre o oral e o escrito numa perspectiva de desenvolvimento; A importância do ensino explícito do vocabulário na compreensão da leitura e na produção textual; A reflexão orientada sobre o conhecimento linguístico e os efeitos da consciencialização linguística na aprendizagem dos usos secundários da língua e na sistematização desse mesmo conhecimento;

b)     O  ensino da expressão escrita nas seguintes dimensões:

A emergência da escrita; A entrada na aprendizagem formal da escrita e a sua articulação com a aprendizagem da leitura; O processo de escrita e as suas diferentes componentes (planificação; textualização e revisão); A diversidade de competências envolvidas na produção textual, tais como a organização do discurso e a competência ortográfica; A construção de textos de diferentes géneros discursivos na exploração da utilização de funções diversificadas da linguagem escrita; A avaliação da produção escrita;

c)      O ensino da leitura nas seguintes dimensões:

A emergência da leitura e da escrita; O ensino da decifração e  o desenvolvimento da consciência fonológica; A aprendizagem de estratégias de compreensão e de interpretação textuais; Leitura orientada, leitura recreativa e leitura para informação e estudo. Narrativa, poesia, texto dramático e obras de carácter informativo, em suporte de papel e suporte digital. Hipertexto. A leitura na sala de aula e na biblioteca; A relação com o Plano Nacional de Leitura; A avaliação da leitura.

d)     A utilização do computador como recurso de aprendizagem da língua por adultos e crianças  nas seguintes dimensões:

Dispositivos tecnológicos e comunicativos (sites pedagógicos, blogues, enciclopédias, enciclopédia do cidadão…); Arquitectura do hipertexto (processos de coerência discursiva) e operações cognitivas; Usos dos suportes e linguagens pelas crianças e aprendizagens colaterais; Exploração dos recursos da rede; Produção de materiais em formato electrónico.

 


 

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on