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  Sexta Feira • 28 de Abril de 2017  PT EN

 

FEP > Apresentação

 

Formação e Ensino do Português

FEP

Considerando que:

- De acordo com as indicações da DGIDC, e findo o Plano Nacional de Ensino do Português (PNEP), iniciado no ano lectivo 2006/2007, que lançou o  desafio de melhorar o ensino do Português no 1.º ciclo do ensino básico, particularmente nos níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita, através de uma articulação estreita entre os agrupamentos de escolas e os estabelecimentos de ensino superior com responsabilidades na formação inicial de professores;

- Foram estabelecidas dinâmicas de trabalho que deverão continuar a ser incrementadas e enriquecidas com novas iniciativas, constituindo-se os recursos humanos das escolas, na pessoa do formador residente, e o conjunto de materiais produzidos no âmbito deste plano como elementos fundamentais para o desenvolvimento de futuros planos de formação, que os agrupamentos venham a conceber

- Existe, consabidamente, necessidade de continuar o trabalho realizado, ainda que em moldes diferentes, potenciando  os recursos formativos no terreno

- Estão em curso importantes actualizações científicas e curriculares no âmbito do Português, como são os casos do acordo ortográfico,  o programa de Português para o Ensino Básico e, ainda, a implementação das Metas Curriculares de Português;

- As necessidades formativas do corpo docente e a premência do seu refrescamento teórico;

- Os princípios da formação contínua estabelecidos no estatuto da Carreira Docente e no Regime Jurídico da Formação Contínua de professores, bem como as orientações constantes dos regulamentos de formação contínua aprovados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua;

- A experiência de trabalho realizado ao longo do PNEP (Programa Nacional de Ensino do Português);

 

A ESEC desenvolve, atualmente, um Programa de Formação e Ensino do Português, destinado aos Educadores de Infância, docentes de Educação Especial e professores do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

 

Indicações gerais de  execução

 

a)     A unidade base da formação fica sediada nos agrupamentos de escolas que subscrevam este Acordo de Cooperação, sendo a supervisão científica das acções de formação da responsabilidade da ESEC;


b)
     A adesão do Agrupamento ao plano de formação implica a ligação à RCTS (a rede de investigação e ensino nacional) para recepção de materiais pedagógicos, de informação orientadora e de comunicação síncrona (on line), que poderá ser realizada através de plataforma sediada na ESEC;


c)     A  formação traduzir-se-á em sessões presenciais no agrupamento, onde será executado o Plano, programadas sequências didácticas e discutidas as dificuldades de implementação nos domínios pedagógicos em causa;


d)       As sessões de trabalho contarão com calendários próprios e independentes e serão exclusivamente dinamizadas pelos FEPs;


e)     As referidas sessões formativas poderão estender-se, gratuitamente, a agrupamentos vizinhos mediante o estabelecimento de um Acordo de Cooperação a estabelecer entre todas as partes outorgantes deste acordo, e mediante as disponibilidades e indicações dos formadores e as condições de trabalho que os Agrupamentos lhes concederem;


f)     No caso de existir mais do que um FEP por agrupamento, estes formadores poderão dividir as tarefas de formação, comprometendo-se a devolver os resultados e a avaliação à coordenação da ESEC;


g)       Os FEPs devem, no início de cada ano lectivo, manifestar a sua disponibilidade ao respectivo Agrupamento e à ESEC, relativamente à oferta formativa que pretendem disponibilizar e indicar, claramente, quais os ciclos de ensino que pretendem trabalhar;


h)       A implementação e coordenação distrital deste Plano é da responsabilidade da ESEC que garantirá, também, e com carácter anual, a formação dos FEPs na área de ensino do Português;


i)     Os professores dos agrupamentos participantes neste Plano terão ainda acesso privilegiado a formação e dinamização de sessões plenárias, congressos e eventos de natureza científico-pedagógica da especialidade realizados pela ESEC, sendo que os FEPs usufruirão, em regime gratuito, de inscrições para os referidos eventos;


j)       Os FEPs terão, ainda, acesso prioritário à publicação de investigação no domínio do ensino e da aprendizagem do Português, através dos mecanismos editoriais da ESEC;


l)   A ESEC, através do coordenador deste Plano, é responsável pela concepção, candidatura das acções de formação ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua e implementação  no terreno;


m)     É ainda da responsabilidade da Coordenação, a definição de conteúdos e de metodologias de operacionalização da formação, assim como a sua monitorização, realizada através da rede de FEPs;


n)     O FEP implementa a acção formativa, de acordo com o plano apresentado pela ESEC,  e pelas suas disponibilidades, acompanhando os professores na formação;


o)     Essas funções formativas só poderão ser acometidas a professores que tenham obtido o certificado de FR, atribuído por instituições de ensino superior, e apenas no âmbito do extinto PNEP;


p)     Esses docentes integrarão um núcleo distrital de formação da ESEC e, findo o prazo anual do programa, receberão, para além dos respectivos créditos, um certificado de formador no domínio em causa e um diploma de participação neste projecto;


q)      Os docentes dos agrupamentos que integrem a formação deverão seguir assiduamente as acções formativas, findas as quais lhe serão atribuídas,  após avaliação, 2 créditos.

 

  Indicações  específicas de execução

 

a)     A formação científica geral é da responsabilidade da ESEC;

b)     A formação específica é da responsabilidade do FEP em cada um dos  agrupamentos e/ou escolas;

c)     A formação dos formandos é composta por 50h anuais a realizar, prioritariamente, no Agrupamento;

 


Galeria de imagens


FEP.png

 

Informações

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