Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Sábado • 19 de Agosto de 2017  PT EN

 

Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local > Apresentação

Apresentação

O presente Mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local vem desenvolver, de forma mais aprofundada a formação e a investigação-acção que a ESEC tem vindo a desenvolver no quadro da licenciatura em Animação Socioeducativa.

As inter-componentes de Educação Adultos e do Desenvolvimento Local ganham relevo do ponto de vista académico como uma perspectiva de intervenção profissional apta a responder a desafios diversos que a actual sociedade do conhecimento nos coloca.

Assim, uma das mais importantes funções sociais da Animação Socioeducativa é a de promover de forma cooperativa, vontades e recursos, de maneira a desenhar respostas adequadas aos problemas dos grupos, comunidades e territórios.

O ‘local’ é, deste modo, entendido como um território organizado por projectos de intervenção trans-sectoriais e interdisciplinares que requerem uma visão integrada do seu próprio desenvolvimento e do projecto educativo que o fundamenta e alimenta.  

A Educação de Adultos, enquadrada numa perspectiva de Educação ao Longo da Vida procura inserir-se na vida das comunidades dos seus participantes onde ganham significado as novas aprendizagens e a sistematização e conceptualização desenvolvidas a partir das competências adquiridas nos vários contextos de vida.

Procura-se, reciprocamente, desenvolver novos saberes e competências aprofundando saberes adquiridos em perspectivas, por vezes, mais escolares.    

É neste contexto que o presente curso de mestrado em Educação de Adultos e Desenvolvimento Local tem como grande objectivo a intervenção social e está fortemente associado ao desejo de promoção de uma sociedade mais democrática.

Pretende-se, assim, dotar os estudantes com um conjunto de ferramentas conducentes à realização de actividades de estudo e de intervenção passíveis de fundamentar, regular e avaliar propostas de desenvolvimento de competências educativas integradas em processos de desenvolvimento local.   

A realização de um estágio no 2º ano, numa linha de investigação-acção insere-se numa perspectiva  profissionalizante que pretende responder aos desafios do mercado  de forma integrada quer do ponto de vista da Educação de Adultos (CNO) quer do Desenvolvimento Local (ADL, Autarquias, ONG...).

Acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior

N.º do Processo:  ACEF/1415/10072 
Acreditado 
Número de Anos de Acreditação:  3 
Data da Publicação:  15-09-2016 

Video de Apresentação do Mestrado


Conteúdos 2009-2010

[1º Ciclo de Conferências sobre Educação de Adultos]

 

Documentos Associados


 

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on