Logotipo IPC

  esec no facebook esec no twitter ESEC no youtube by ESECTV
  Segunda-Feira • 21 de Agosto de 2017  PT EN

09.06.2017

Curso Comunicação Digital. Otimização para motores de busca e redes sociais

Início 21 de setembro 2017 | ESEC

Curso Comunicação Digital. Otimização para motores de busca e redes sociais

2ª Edição | Início 21 setembro 2017| Sala de Informática 1

Introdução

O Search Engine Optimization (SEO) é uma área específica da comunicação digital e do web-marketing, a qual tem sido responsável pelo desenvolvimento de estratégias e de técnicas capazes de promover a melhoria da posição de um site nos resultados de pesquisa de forma orgânica.

Esta técnica permite incrementar a frequência das denominadas “visitas” às páginas web e desse modo atingir potenciais novos clientes, de forma mais económica; permite também gerar um tráfego de alta qualidade, uma vez que tende a ser mais segmentado; por último, permite igualmente atingir um índice de conversão mais elevado (por comparação com outras técnicas, por exemplo o banner, a qual gera acréscimos na ordem das cinco vezes mais de visitas).

Por outro lado, o Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas a nível mundial, sendo cada vez mais uma importante ferramenta de Marketing. A sua constante evolução faz com que surjam oportunidades de utilização e divulgação que o utilizador comum desconhece. Esta formação aborda as diversas fases de uma estratégia no Facebook, ajudando os formandos a potenciar e dinamizar páginas profissionais.

O objectivo genérico do curso é o de facultar aos formandos informação e conhecimentos que os habilitem a perceber algumas técnicas de SEO assim como de estratégia de marketing no facebook, dinamizando de forma eficaz toda a estratégia de online da empresa.

1 | Objectivos do curso

- Dotar os formandos de conhecimentos que permitam gerir, monitorizar e optimizar a presença online da organização ou da empresa nos websites ou nas nas redes sociais (com particular destaque para a rede social Facebook).

- Compreender o modo como os motores de busca funcionam;

- Identificar e implementar acções de otimização em sites, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico nos motores de pesquisa;

- Analisar e avaliar acções de white and black hat em seo.

- Compreender e otimizar a presença em redes sociais (essencialmente Facebook e Youtube) em consonância com o posicionamento do website.

2 | Conteúdos programáticos do curso

1- O que é o SEO

2- Como é que o Google funciona

3- Análise da concorrência

4- Pesquisa e análise de palavras-chave

5- Marketing de conteúdo e Link Building

6- Optimização on-page

7- Optimização off-page

8. Técnicas de SEO em redes sociais

9- Monotorização e criação de relatórios

10- A confiança on-line, a percepção dos benefícios e riscos nas transacções em websites.

11 - Boas práticas e recomendações

3 | Avaliação do curso

O curso será eminentemente prático, sendo que ao longo das sessões se analisarão vários casos de modo a incentivar a participação presencial na resolução de exercícios e/ou na  produção de respostas a propostas de actividades num fórum a disponibilizar no moodle.

No final, realizar-se-á um trabalho prático com o objectivo de analisar um projecto online ao nível dos principais factores da optimização para Motores de Busca (SEO): identificar  erros/más práticas e propor melhorias/soluções.

4 | Condições de frequência

a) O curso terá a duração de 24 horas presenciais, desenvolvidas ao longo de seis semanas(com inicio previsto para 21 de setembro de 2017, se for atingido o número mínimo de candidaturas para viabilizar a realização do curso);

b) Será desenvolvido em regime pós-laboral (quintas-feiras, das 18:30-22:30 excepto dia 3 de outubro que se realizará à 3ª feira no mesmo horário);

c) Para efeitos de organização das sessões de formação, os candidatos deverão levar um computador portátil;

d) O número de vagas é limitado a 25, sendo as candidaturas aceites por ordem de inscrição.

e) Pode obter mais Informações sobre o curso no Gabinete de Gestão Financeira, Unidade de Apoio a Projectos (Drª Libânia da Conceição – atendimento das 14.00-17.00): uap@esec.pt, 239 79 31 20 – tecla 3 (telefone).

f) Em função da procura, poderá ser organizada mais do que uma edição do curso.

g) No final do curso será emitido um certificado de formação, correspondente a 24 horas teórico-práticas (3 créditos ECTS).

h) Custo estimado – 60 Euros

5 | Destinatários

Estudantes das licenciaturas ou dos mestrados nas áreas genéricas da Comunicação Social, Comunicação Organizacional, Comunicação e Design Multimédia, Turismo, Animação Socioeducativa, Arte e Design, Música, Teatro.

Estudantes de outros cursos superiores ou de outras licenciaturas onde a natureza da formação proposta possa ser entendida como um factor de valorização profissional.

Licenciados à procura de uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho ou activos em exercício de actividade onde este conhecimento possa ser relevante.

6 | Calendarização

Sessão 1: 21/09/2017 |18h30-22h30 (5ª feira)

Sessão 2: 28/09/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)

Sessão 3: 03/10/2017 | 18h30-22h30 (3ª feira)

Sessão 4: 12/10/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)

Sessão 5: 19/10/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)

Sessão 6: 26/10/2017 | 18h30-22h30 (5ª feira)

7 | Formadores

MESTRE SARA SANTOS | 20 horas

Durante mais de 6 anos colaborou com o PRODUTECH – Cluster das Tecnologias de Produção como Coordenadora de Marketing, sendo responsável pela dinamização do portal das tecnologias de produção. É consultora freelancer em marketing digital para empresas nacionais e internacionais, nomeadamente para a marca ZARA (SEO para a loja online portuguesa). É docente no Ensino Superior Politécnico desde 2011.

Licenciada em Comunicação Organizacional pela ESEC, pós-graduada em Marketing Digital pelo IPAM. Mestre em Marketing e doutoranda em Gestão pela Faculdade de Economia do Porto. Formadora certificada em Marketing Digital pelo Digital Marketing Institute (Irlanda).

DOUTOR JOSÉ PEDRO SILVA | 4 horas

Docente nas licenciaturas de Comunicação Social e Comunicação Organizacional e nos cursos de mestrado de Comunicação Social (Novos Media) e Marketing e Comunicação da Escola Superior de Educação de Coimbra.

8 | Coordenação

Prof. Coordenador José Pedro Silva (ESEC)

 

Inscrições

Inscrição (Guia de apoio à inscrição)

 

Contactos

Gabinete de Gestão Financeira | Unidade de Apoio a Projectos (Drª Libânia da Conceição)
Atendimento | 14h00-17h00
Email | uap@esec.pt
Telefone | 239 79 31 20 – tecla 3
 


Partilhar: 



 

{ Consultar o arquivo

  pessoas

 
  Alunos
Candidatos
Consulta Pública de Notas

Informações

[+] Mais Informações em MyEsecWeb 

ESEC-em-destaque
Galeria de Imagens Site da ESECTV CINEP IWE Historico de projetos
Links de rodape

Escola Superior de Educação de Coimbra © 2008
Termos de UsoMapa do Site | Ficha Técnica | rss |  Facebook | Google+  Twitter | Símbolo de Acessibilidade na Web D |Administração do Site
Revista Cientifica - Exedra eU B-on